Venâncio Aires chega a quase 500 casos de dengue

ALERTA

Venâncio Aires chega a quase 500 casos de dengue

Sete pessoas estão internadas no Hospital São Sebastião Mártir

Por

Venâncio Aires chega a quase 500 casos de dengue
Venâncio Aires

Boletim epidemiológico da Vigilância Sanitária indica que Venâncio Aires chegou em 498 casos confirmados de dengue. Já agora, ainda no primeiro semestre, os números estão muito próximos do total de casos registrados no ano passado, quando foram 508 confirmações.

A medida fez disparar a procura por testes na estrutura pública municipal de saúde. Prefeitura confirma que novo lote chega ainda nesta semana com mais três mil testes rápidos. Em sessão do Legislativo, realizada na noite da segunda-feira, 15, parlamentares lamentaram que já agora a situação começa a pressionar o sistema de saúde, porém, a boa notícia é que até o momento poucos necessitam de internação.

No Hospital São Sebastião Mártir, até o momento, estão internadas sete pessoas por conta da dengue. Para o tratamento da doença não há medicamento específico, por isso há necessidade de o paciente ficar em observação. A medicação usada é para aliviar os sintomas e manter o corpo hidratado. De maneira geral, a doença cessa em até dez dias.

Ações governamentais

O governo municipal informa ainda que entre as medidas adotadas para contribuir no surto de dengue estão o engajamento de informações por meio das redes sociais da Prefeitura, aplicação de inseticida em regiões com alto número de casos, visitas dos agentes de endemias, mutirões de recolhimento e limpeza nos bairros, ações educativas nas escolas, uso de drone para averiguação de imóveis fechados e possíveis criadouros do mosquito.

Além disso, a Prefeitura de Venâncio Aires adotou ainda o projeto do Aedes do Bem, para controlar o mosquito da dengue no município. Foram instaladas 42 unidades da Caixa do Bem em 14 pontos distribuídos estrategicamente pelo bairro Gressler. A área a ser tratada compreende 7 hectares. O Aedes do Bem consiste na instalação de caixas que produzem os insetos machos que não transmitem doenças. A principal função do mosquito é fazer o cruzamento com fêmeas do Aedes Aegypti. Da reprodução, só sobrevivem os mosquitos machos, impedindo a proliferação.

Acompanhe
nossas
redes sociais