Sete meses depois, casas serão entregues aos moradores em Arroio do Meio

CHEIAS DE 2023

Sete meses depois, casas serão entregues aos moradores em Arroio do Meio

Construção de 28 unidades iniciou em outubro de 2023

Por

Sete meses depois, casas serão entregues aos moradores em Arroio do Meio
Casas foram concluídas na última semana
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Passados sete meses, cerca de 20 famílias terão um lugar para voltar. As residências temporárias construídas no bairro Novo Horizonte foram concluídas e serão entregues na sexta-feira, dia 19.

A área de 8 mil metros quadrados foi apresentada pelo município ainda em outubro de 2023, enquanto a obra foi coordenada pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) e Governo do Estado. Para construir as moradias, o sindicato contou com o apoio e parcerias de empresas e dezenas de empresários.

O trabalho atrasou por questões burocráticas e também pela complexidade do projeto. Cada unidade tem 21 metros quadrados, com quarto, banheiro e sala que pode ser ocupada por até três pessoas.

Famílias com mais de três membros poderão ocupar dois módulos. O projeto também incluiu a instalação de energia elétrica, água, saneamento e a colocação de brinquedos e grama no entorno. De acordo com o Sinduscon, depois de serem utilizadas como lares provisórios, os espaços poderão ter uma destinação escolhida pela prefeitura.

Dona Nelsi deve ser realocada para as novas moradias. (Foto: GABRIEL SANTOS)

Num primeiro momento, famílias que ainda permanecem nos abrigos da Escola Atalaia e da Associação dos Menores do bairro Navegantes serão realocadas para o espaço. Uma delas é Nelsi Froder, de 65 anos, que está no abrigo há três meses. A aposentada, que residiu por 12 anos no bairro Tiradentes, perdeu a casa ainda na primeira enchente.

Como alternativa, foi realocada para a escola Atalaia e ali está por três meses. “É muito complicada essa situação. Espero que nossa vida melhore”. Nelsi além disso tem que cuidar de um neto com problemas de saúde.

Mais moradias

O programa Minha Casa Minha Vida é a principal estratégia adotada pelos municípios para sanar o déficit habitacional. Além disso, Arroio do Meio conquistou recursos para a construção de 42 moradias definitivas, com recursos do Fundo de Bens Lesados do Ministério Público, e já definiu as áreas para construção.

A intenção é dividir as moradias em três espaços distintos, na Barra da Forqueta, Novo Horizonte e Medianeira. Já em outra modalidade, dessa vez pelo Minha Casa Minha Vida, o governo já recebeu a garantia de construir 500 moradias, porém aguarda uma definição e dialoga com o Ministério Público para a escolha da área.

Acompanhe
nossas
redes sociais