Seminário aborda o futuro do agro após abalos ambientais

PENSAR O VALE PÓS-ENCHENTE

Seminário aborda o futuro do agro após abalos ambientais

Evento ocorre no dia 30 e reúne especialistas para debater sobre processos e novas tecnologias que contribuem para mitigar os impactos ambientais

Por

Atualizado terça-feira,
16 de Abril de 2024 às 11:40

Seminário aborda o futuro do agro após abalos ambientais
Foto: Rodrigo Gallas
Vale do Taquari

No dia 30 de abril, Teutônia será palco do primeiro seminário “Pensar o Vale – os abalos ambientais e o impacto no campo”. O evento, que ocorre no auditório do Colégio Teutônia, a partir das 9h, reúne especialistas para refletir sobre os problemas causados pelas inundações de 2023 e sugerir processos e tecnologias que podem ser aliadas no futuro do agronegócio no Vale do Taquari.

De acordo com o professor do Colégio Teutônia, Márcio Mügge, o seminário foi inspirado em outros movimentos que ocorreram na região e abordaram os impactos das inundações. Ainda que o agronegócio tenha sido debatido em algumas ocasiões, Mügge acredita que a temática merece uma atenção especial, tendo em vista que o setor primário é o grande promotor do desenvolvimento do Vale, especialmente motivado pela agricultura familiar.

“O que precisamos e devemos fazer é analisar não apenas as enchentes, mas todas as mudanças climáticas que estão acontecendo e aquelas que ainda vão acontecer. A partir disso, fizemos a proposição do seminário, alinhamos, criamos uma pauta e agora o evento está acontecendo”, comemora.

O “Pensar o Vale” é uma realização do Grupo A Hora e Colégio Teutônia, com o apoio de Emater/RS e CIC Vale do Taquari. Patrocínio de Reinigend Química do Brasil e Sicredi Ouro Branco.

Encontro para potencializar o Vale

Para o diretor do Colégio Teutônia, Mauro Alberto Nüske, o “Pensar o Vale” traz um olhar estratégico, voltado ao planejamento e ao potencial de desenvolvimento da agricultura. “Se a gente vê a nossa região com esse perfil e potencial para ser ampliado, temos que nos preocupar com as pessoas que estão lá na produção primária. Até porque não estamos falando somente de prejuízos financeiros, mas de planos e sonhos”.

Ao designar a região como um vale dos alimentos, a diretora da Reinigend Química do Brasil, Gicele Mylius, reforça a importância da comunidade olhar para a sustentabilidade local e atentar aos últimos eventos da natureza. “O que não pode acontecer, de modo algum, é esse evento (as inundações) ser esquecido. Por mais exaustivo que seja, o debate não pode parar. A gente tem que continuar falando sobre o assunto e debater o tema para buscar melhorias”, afirma.

Ainda que o debate seja necessário, o diretor-executivo de operações do Sicredi Ouro Branco, Francisco José Diel, acredita que um próximo passo importante será a elaboração de um documento formal para sinalizar quais os próximos passos da comunidade.

“Vejo que o Vale do Taquari iniciou debates e fóruns importantes. Mas acredito que uma solução prática para isso tudo a gente não tem. Existem muitas discussões e tentativas de envolver as comunidades, entidades, prefeituras e associações. No entanto, a gente não tem um documento formal que diga quais são os passos que serão dados a partir de agora”.

Programação

O seminário “Pensar o Vale”, inicia às 09h, com recepção e credenciamento. Às 09h30min será realizada a abertura, seguida das palestras e TEDs, que reúnem mais de 10 palestrantes. O evento é gratuito e aberto ao público.

Veja a programação completa

9h – Recepção e credenciamento
9h30min – Abertura do seminário
9h45min – TED: Produtor impactado pelas cheias
10h15min – Painel: Da porteira para fora – Como os fatores externos impactam as propriedade e como mitigar perdas
11h30min – Espaço para perguntas
11h45min – Intervalo para almoço
13h15min – TED: Segurança nas propriedades em caso de extremos climáticos
13h45min – TED: Cuidado com o solo
14h15min – Painel: Da porteira para dentro – Como preparar as propriedades para conviver com situações extremas
16h – Encerramento

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais