Desmatamento

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Desmatamento

Por

Não importa se são 30 árvores cortadas ou 80 mil hectares dizimados. Não existe medida de tolerância para desmatamento. E aí destaco a ação do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, que prendeu dois homens, nesse fim de semana, em Marques de Souza. O motivo da detenção foi o corte de 30 araucárias – espécie nativa ameaçada de extinção.

Também ressalto o trabalho desempenhado pelas forças policiais e Ministério Público que pôs freio em um desastre ambiental de proporções ainda incalculáveis. Trata-se da pulverização de toneladas de 25 tipos de agrotóxicos sobre uma área de 80 mil hectares, no pantanal mato-grossense. O resultado foi o desfolhamento de árvores, ou seja, morte de toda a vegetação, com o objetivo de plantar pasto para o gado.

Tanto em Marques de Souza quando no Mato Grosso, não se sabe o impacto na fauna.

Cheia recorde

A cheia do Rio Taquari de setembro de 2023 é a maior dos últimos 150 anos. Segundo estudo técnico realizado por pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari – Univates, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs e do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), o evento do ano passado superou em 66 cm a marca da inundação de 1941, tida como a maior na cidade até então. O trabalho também revelou que a marca da cheia de novembro de 2023 se iguala à de 1941, o que torna o ano de 2023 como aquele em que duas das três maiores inundações registradas em Lajeado.

Conservação do solo?

Ontem seria celebrado o Dia da Conservação do Solo. Seria, porque o Brasil tem mais a lamentar do que comemorar. Segundo dados do Observatório da Restauração e do Reflorestamento, o país possui pouco mais de 79 mil hectares da sua cobertura vegetal original recuperada. Isso significa menos de 1% da meta. O desmatamento e a degradação avançam. Entre 2019 e 2022, o Brasil perdeu 9,6 milhões de hectares de vegetação nativa.

Dificuldade

Outro dia conversava com um gestor que precisava plantar mil mudas como forma de compensação ambiental à atividade produtiva. Enfrentava diversas dificuldades para executar o que a lei exige. Tem algo nesse sistema que precisa mudar…

Concurso

Estão abertas as inscrições para segunda edição do Concurso Viver Cidades, voltado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Carta para o Futuro e vídeo sobre o tema Rio Taquari são os desafios deste ano. Acesse grupoahora.net.br, aba Viver Cidades.

Abril Laranja

Abril é o mês de Prevenção Contra a Crueldade Animal, o Abril Laranja. O programa Agente Mirim Ambiental, de Estrela, levou o assunto até a Emef Odilo Afonso Thomé. O intuito foi conscientizar os estudantes sobre os cuidados básicos com os animais de estimação que têm em casa. Deveres dos tutores, maus-tratos aos animais, normas e orientações para o passeio foram alguns temas apresentados.
Informação e educação são essenciais para formação cidadã. O conhecimento ajuda a sensibilizar as pessoas.

Risco de vida

O ataque de três cães à escritora Roseana Murray, no Rio de Janeiro, acende o alerta sobre os cuidados com os animais. Conforme reportagens sobre o caso, eles sofriam maus-tratos e eram negligenciados pelos tutores. A vítima precisou ter o braço amputado tamanha violência do ataque.

Acompanhe
nossas
redes sociais