Cintia Agostini: “É possível elaborar um plano ainda em 2024″

ENTREVISTA | A HORA BOM DIA

Cintia Agostini: “É possível elaborar um plano ainda em 2024″

Ações concretas devem ficar para 2025, diz a líder do Comitê de Desastres Naturais. Em entrevista, detalha impressões de encontro na segunda-feira, 15, com representante do Estado

Por

Atualizado terça-feira,
16 de Abril de 2024 às 09:27

Cintia Agostini: “É possível elaborar um plano ainda em 2024″
Cintia Agostini, líder do Comitê de Desastres Naturais (Foto: Rodrigo Gallas)
Vale do Taquari

Líder do Comitê de Desastres Naturais, Cintia Agostini acredita que é possível elaborar um plano de prevenção ainda em 2024, para ter ciência das prioridades. Porém, ações concretas devem ficar para 2025. Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, detalha impressões de encontro na segunda-feira, 15, com representante do Estado.

Promovido pelo comitê estruturado a partir do Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente, o encontro teve como propósito dar luz às ações para que o grupo possa agir regionalmente, no sentido de preparar a comunidade para futuros desastres. Os dados apresentados, no entanto, não trouxeram as respostas esperadas por gestores.

Geólogo estrelense, Pablo Palma atua como secretário executivo do Gabinete implementado pelo governo gaúcho. Ele explanou sobre o trabalho desempenhado. Também fez anúncios, como a aquisição de um radar meteorológico, com previsão de início das operações em setembro, e a ampliação da Sala de Situação, com o propósito de qualificar o monitoramento de eventos hidrológicos.

Cintia diz que o Vale do Taquari está organizado e vai cobrar o Estado. “Existem temas pensados setorialmente, mas precisamos olhar para o território, o Vale do Taquari como um todo, e é isso que está acontecendo.”

Uma reunião com a secretária estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, no próximo dia 22, vai seguir com as discussões referentes a elaboração do plano. “Vamos entender de que forma a Sema está atuando e vamos levar a nossa percepção, de como fazer um enfrentamento adequado. Nosso papel é articular para que tenhamos melhores resultados.”

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais