Câmara de Roca Sales constitui comissão para avaliar denúncia de racismo

POLÍTICA

Câmara de Roca Sales constitui comissão para avaliar denúncia de racismo

Parlamentar Antônio Valesan disse a frase “trabalho de gente branca” em sessão de 2023

Por

Câmara de Roca Sales constitui comissão para avaliar denúncia de racismo
Foto: divulgação
Roca Sales

Na última sessão da Câmara Municipal de Roca Sales, ocorrida ontem, 15, o vereador Antônio Valesan (Podemos), teve seu requerimento aprovado para nomear as próximas ruas do município em homenagem a personalidades negras que deixaram sua marca na história local. Além disso, solicitou a instalação de uma placa em um local público como forma de reconhecimento à significativa contribuição da comunidade negra para o desenvolvimento da cidade.

Valesan, em declarações durante a sessão, reiterou sua posição de não ser racista, reconhecendo, porém, ter cometido um equívoco ao proferir, em uma ocasião anterior, uma “expressão mal colocada”, referindo-se a frase “trabalho de gente branca” pronunciada no final do ano passado. “Quem tem que me julgar é a justiça, não um grupo político. Vou provar que cometi um erro e não sou racista”, disse. Valesan também salientou que foi o seu voto que definiu o primeiro presidente negro da câmara em 70 anos de município, em referência ao vereador Paulo Gonçalves.

O vereador Paulo também se pronunciou e disse estar satisfeito com os requerimentos aprovados. “É um ato de reparação. Essa placa nada mais é do que a resposta que solicitei ao Legislativo”, comentou na sessão.

Comissão vai avaliar denúncia

Simultaneamente, foi constituída uma comissão para analisar uma denúncia encaminhada por uma moradora, que solicita a cassação do mandato do vereador por suposta manifestação de cunho racista. Os membros da comissão encarregada de avaliar a denúncia contra Valesan foram definidos através de sorteio. Paulo Ricardo Facini, Henrique Pivatto e Cleber Scotta foram os escolhidos para compor o grupo responsável por investigar o requerimento que aborda a declaração de Valesan.

Acompanhe
nossas
redes sociais