Estado apresenta ações em andamento; gestores cobram maior agilidade

Pensar o Vale pós-Enchente

Estado apresenta ações em andamento; gestores cobram maior agilidade

Encontro na Univates teve a participação do secretário executivo do Gabinete de Crise Climática do RS, o estrelense Pablo Palma

Por

Estado apresenta ações em andamento; gestores cobram maior agilidade
Crédito: Mateus Souza
Lajeado

A Univates sediou, na manhã desta segunda-feira, 15, mais uma reunião do comitê formado a partir do Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente. O encontro teve a apresentação de atividades executadas pelo Estado desde a cheia histórica de setembro de 2023, bem como o anúncio de novas medidas.

O secretário executivo do Gabinete de Crise Climática do RS, Pablo Palma, detalhou as novidades. Entre elas, a compra de um radar meteorológico, que deve iniciar as operações em setembro, e a reformulação da Sala de Situação, órgão que funciona como um centro de prevenção, monitoramento e mapeamento de eventos hidrológicos.

Apesar dos anúncios, Palma, que é estrelense, ouviu cobranças de gestores presentes na reunião. “Não evoluímos absolutamente nada desde a semana após o desastre de setembro”, constatou o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, visivelmente frustrado com a situação.

Palma destaca ter participado da reunião com o intuito de ser um “agente de conexão” entre os líderes regionais e o Estado, pois cabe à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) executar ações concretas para mitigar danos de enchentes. “Meu papel é colher e levar também para o gabinete”.

Apresentação de estudo

Durante a reunião, o professor da Univates, Rafael Eckhardt, apresentou o diagnóstico “Modelagem dos eventos climáticos”. O estudo técnico realizado por pesquisadores da Ufrgs, Univates e do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) revisou e consolidou dados, revelando resultados inequívocos sobre a amplitude das cheias no rio Taquari em Lajeado em 2023.

O trabalho, que investiga os desdobramentos das inundações em Lajeado, é assinado por Eckhardt, por Sofia Royer Moraes – também professora da Univates -, assim como pelo professor Walter Collischonn (Ufrgs) e Franco Turco Buffon (SGB).

Acompanhe
nossas
redes sociais