Pela primeira vez em 18 anos, o Clube Esportivo Lajeadense e o Estrela Futebol Clube se enfrentavam em uma partida, realizada no domingo de Páscoa de 2004. O amistoso fazia parte das programações do aniversário de 93 anos do Lajeadense, celebrado em 23 de abril.
Chamado de clássico Choque-Rei ou “Clássico das Barrancas”, o confronto tinha ocorrido pela última vez em 1986, no antigo Estádio do Florestal, quando os dois times disputavam a segunda divisão do gauchão. Na ocasião, o Lajeadense foi o vencedor e, ao fim do campeonato, junto do time de Passo Fundo, subiu para a Primeira Divisão em 1987.
A rivalidade entre o Estrela FC e o Lajeadense é uma das mais antigas, os primeiros confrontos datam da década de 1920. Inúmeras são as histórias das brigas durantes os jogos.
Torcedores e jogadores se envolviam e, muitas vezes, as desavenças só encerravam com a fuga de um dos times, que atravessava inclusive a nado o Rio Taquari. A confusão do Choque-Rei era tanta que o clássico foi proibido pelas autoridades nos anos 1940.
Na partida de 2004, o Estrela FC saiu vitorioso, com dois gols de Alexandre Giacomelli. O jogo aconteceu no antigo Estádio Aloysio Schwertner (antes chamado de Walter Jobim), em Estrela, e que hoje está desativado. Mais de 1,3 mil pessoas acompanharam a disputa, que registrou quatro expulsões e diversas desavenças entre os jogadores.
Há 50 anos, a mesma disputa nos anos 1970
Já cinco décadas atrás, os dois times rivais também se enfrentavam. A partida ocorria no Estádio do Florestal, em Lajeado. Na época, o Lajeadense era chamado de Lajeado Associação de Esportes (LAE), porque tinha sido fundido com o antigo time do São José, para formar uma única equipe na cidade. A LAE foi desfeita ainda nos anos 1970, já que os dois times também eram rivais.
O último Choque-Rei tinha sido ganho pelos lajeadenses, mas os jornais da época falavam que o favorito era o Estrela, que estava na liderança da chave. A disputa era pela Primeira Divisão.
Na semana seguinte, a manchete “Estrela caiu de quatro aqui” estampava a página esportiva do Jornal de Lajeado. O time lajeadense venceu de quatro a um o Estrela FC.
Do outro lado do rio, o Jornal Nova Geração expressava descontentamento com o resultado. “O Estrela perdeu feio e merecidamente, levou quatro da LAE e foi pouco.” Na época, era comum os jornais expressarem opinião nos textos.