Cooperativa Dália reúne cerca de 800 associados em assembleias

Produzido por AI Dália

Cooperativa Dália reúne cerca de 800 associados em assembleias

Encontros ocorreram nos municípios de Arroio do Meio, Anta Gorda, Encantado, Progresso, Santa Cruz do Sul e Guaporé

Apresentado por

Cerca de 800 associados da Cooperativa Dália participaram, no final de março, das assembleias regionais nos municípios de Santa Cruz do Sul, Progresso, Encantado, Arroio do Meio, Anta Gorda e Guaporé. Na ocasião, o presidente-executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, apresentou o balanço do exercício de 2023 e comentou os fatores que impactaram o mercado e promoveram uma grande crise no segmento da proteína animal. 

 

Entre os principais fatores geradores da crise agroindustrial, conforme Freitas, estão a explosão generalizada dos custos de insumos no período da pandemia, a elevação dos juros bancários, o desequilíbrio entre a oferta e o consumo, e a baixa capacidade do consumo e do poder aquisitivo da população brasileira. “Insumos como grãos, embalagens, transportes, entre outros, dobraram seus preços, e o mercado não absorveu esse aumento, ficando as agroindústrias sem rentabilidade.” Ele  também falou sobre o aumento da taxa básica de juros, a SELIC, que saltou de 1% para 13,75% ao ano.

 

Tributação

Salientou ainda que uma ameaça no cenário econômico é o aumento da tributação decorrente dos decretos estaduais que retiram os benefícios fiscais, os quais foram instituídos para equalizar a competitividade do estado com os demais estados da federação. “A decisão do governo gaúcho promoverá perdas significativas para as agroindústrias gaúchas em relação a Santa Catarina e o Paraná, por exemplo. Teremos que lidar com o aumento da carga tributária, que deverá sufocar o setor produtivo, além de outros desafios.”

 

Estratégias

Para minimizar os efeitos da crise da produção de proteína animal, a direção da cooperativa optou por ações estratégicas em relação à produção de suínos e frangos. “Precisávamos diminuir os gargalos que faziam a empresa operar sem rentabilidade. Por isso, diminuímos o abate de suínos e aves”, lembrou Freitas. Em relação à indústria de suínos, a mesma medida contemplou o aumento na produção de embutidos em relação à carne in natura, com valor agregado.

 

Final da crise

O gestor ainda ressalta que a crise da proteína animal, iniciada em 2020, começou a desacelerar em setembro do ano passado. “Tínhamos uma projeção que no primeiro semestre de 2023 seria o momento mais impactante da crise e estávamos certo. Contudo, só sentimos os reflexos positivos em novembro, quando deixamos para trás os danos causados pela catástrofe climática de setembro, cujas águas invadiram as indústrias”, recordou o presidente-executivo. 

 

Por fim, Freitas mencionou as oportunidades que o mercado tem apresentado. “Acompanhamos a reação do mercado em relação à redução dos custos dos insumos e à queda na taxa Selic, atualmente em 10,75% ao ano.”  

 

Quadro Social

O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, prestou contas sobre números do quadro social. “Atualmente, são 2.661 associados em 125 municípios e 2.831 funcionários”, pontuou. 

 

Criança Dália 2023

Sobre o Programa Criança Dália, em 2023 foram mais de R$ 87,3 mil em doações, o que também inclui o patrocínio da Corrida Pela Vida, evento promovido pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI). Além disso, foram doados ao ICI mais de R$ 197 mil, referente ao percentual sobre as vendas de leite Dália UHT.

 

LEGENDA:

Direção apresentou balanço do exercício de 2023 e avaliou cenários que impactam o setor 

créditos: Kástenes R. Casali/divulgação