CIC/VT e empresários na construção de nova agenda ao RS

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

CIC/VT e empresários na construção de nova agenda ao RS

Por

A primeira reunião de trabalho de construção da nova agenda de desenvolvimento do Rio Grande do Sul foi realizada nessa quarta-feira. Organizado pelo governo estadual, o encontro no Palácio Piratini teve a participação de empresários e presidentes de entidades de classe. Entre eles, representantes da CIC/VT e de outros setores da economia do Vale do Taquari. Houve a apresentação do pré-diagnóstico sobre competitividade, detalhamento das técnicas de construção da futura agenda e a coleta de ideias para a elaboração do Plano Estadual de Desenvolvimento Econômico, Inovador e Sustentável.

O encontro foi conduzido pela McKinsey, empresa de consultoria internacional contratada pelo Estado para apoiar o projeto. O objetivo é promover o alinhamento estratégico entre os diferentes integrantes que compõem o Sistema de Desenvolvimento Econômico, Inovador e Sustentável, identificando investimentos e esforços que devem ser priorizados pelo Executivo estadual nos próximos anos. O ecossistema é orientado pelo Plano de Desenvolvimento e envolve a quadrupla hélice formada por governo, empresas e entidades, sociedade e universidades, além do Conselho de Competitividade e Futuro e a Agência de Desenvolvimento do RS, instituídos no fim de 2023.

Nas mesas-redondas do encontro, foi realizada uma dinâmica com quase 120 participantes, a fim de discutir seis macrotendências que poderão impactar a economia do Estado reconfiguração de cadeias produtivas; biorrevolução; mudanças climáticas; digitalização e inteligência artificial; automação física avançada; e envelhecimento populacional. Os presentes propuseram iniciativas concretas. “Esta é uma agenda de Estado e não de governo. Não é algo limitado à atual gestão. Os impactos deste plano serão de médio a longo prazo. O crescimento econômico é um dos pilares, mas olharemos também para eixos sociais”, destacou a lajeadense Mariela Portz, secretária-executiva do Conselho de Competitividade e Futuro, que será o curador do plano.

Diplomacia e pavimentações

Ex-aliados e prováveis adversários indiretos na eleição de outubro, Elmar Schneider (MDB) e Rafael Mallmann (União Brasil) se encontraram na tarde dessa quarta-feira, na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, em Porto Alegre. A pasta é comandada pelo ex-prefeito estrelense, que tratou com o atual gestor de Estrela sobre projetos e investimentos estruturais na logística da cidade. Com destaque à pavimentação da ERS-129, na ligação com Bom Retiro do Sul, e que impacta as localidades de Arroio do Ouro e Linha Figueira.

E o futuro do Codevat?

Quinto presidente na história do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), e o primeiro da região alta, Luciano Moresco (PT) oficializou ontem o fim da sua gestão à frente da entidade regional (ele ainda responde pela entidade até a posse do sucessor ou sucessora). Em comunicado aos demais conselheiros e apoiadores, por e-mail, ele confirmou a pré-candidatura em Encantado e convocou as representações para que encaminhem, ainda no mês de abril, as respectivas sugestões para a composição da próxima diretoria. Uma assembleia deve ocorrer no início de maio para escolha do novo presidente. Atual vice-presidente, Ito Lanius avisou que não terá condições de assumir a função. Diante disso, a ex-presidente Cíntia Agostini está bem cotada para assumir. E também está em debate um mandato menor.

Altmann lança pré-candidatura em maio

Ex-chefe do Executivo de Teutônia, Renato Altmann (PSD) vai lançar a pré-candidatura a prefeito no dia 11 de maio. Ele já conta com apoio de parte do PP, MDB e PRD. E ainda não definiu o companheiro (a) de chapa. Há quem aposte em Evandro Biondo (MDB) para a vaga de pré-candidato a vice-prefeito. E há quem indique Valdir Griebeler (MDB). Aguardemos!

TIRO CURTO

  • Em Lajeado, a pré-candidata a prefeita Gláucia Schumacher (PP) não vai abrir mão de decidir quem será o candidato (a) a vice. E mais. Se não for assim, com total autonomia para essa importante indicação, ela não concorrerá.
  • Os vereadores Lorival Silveira, Fabiano Bergmann e Isidoro Fornari estão na fila, além do procurador jurídico Natanael Zanatta. Todos do PP. E todos devem passar pelo crivo de Gláucia, reforço.
  • No entanto, o PP vai precisar amarrar bem as vontades e critérios da sua pré-candidata com os anseios e angústias dos atuais e futuros partidos coligados. Especialmente o PSDB e o PL. Sob o risco de ver ruir as recentes alianças. E mais. Sob o risco de fortalecer opositores.
  • Atual prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) deverá participar intensamente da futura campanha de Gláucia Schumacher (PP). Entretanto, entre alguns agentes do PP, ainda há dúvidas sobre tal intensidade.
  • O PP de Encantado se reúne hoje. E logo mais vai anunciar alumas filiações “surpresas de última hora”.

Olhar do Lucas

Nosso peregrino de todas as sextas-feiras andou pelas bandas de Linha Pinhal, no interior de Bom Retiro do Sul. “Amanhecer de outono nos doces caminhos rurais da nossa grandiosa

Acompanhe
nossas
redes sociais