Será que estamos fazendo isso certo?

Opinião

Miguel Lucian

Miguel Lucian

Será que estamos fazendo isso certo?

Por

O ser humano é competitivo por características biológica e cultural. Lógico que existem pessoas que são avessas a tal comportamento e também algumas que não admitem, mas o fato é que a competição é algo natural em nosso dia a dia seja em interações com nossos pares ou com nós mesmos.

Competimos em nosso ambiente de trabalho, competimos em nossos momentos de lazer, competimos em discussões… às vezes, competimos mesmo sem notar que o estamos fazendo.

Respeito quem pensa o contrário, mas defendo que devemos ensinar nossas crianças a competir: ganhar e saber ganhar, perder e lidar com a frustração.

Se a competição está por todos os lados e chega até nós a todo o momento, devemos ser preparados tanto para competir quanto para escolher as competições pelas quais vale a pena se envolver.

Existem pessoas que se tornam extremamente competitivas e precisam sentir que estão vencendo seja qual for a situação. Suas opiniões precisam prevalecer, seu carro precisa ser o mais novo, sua opinião política é a mais correta, sua ideia não precisa de colaboração…

Por vezes até se inverte a ordem da disputa, e é quando ocorre um fenômeno que chamo de “competição da desgraça”. Basta alguém reclamar de alguma coisa e, não raramente, se inicia um duelo para ver quem está sofrendo mais:

“Acordei com uma dor nas costas hoje…”

“Mas eu que acordei com dor nas costas e ainda bati o dedinho no pé na cama!”

“E eu que não dormi, tenho dor de cabeça e dor nas costas há dois dias!”

Reclamar, assim como competir, é uma necessidade humana, mas seu excesso, da mesma forma com que o excesso de competição, diz muito sobre como percebemos as situações à nossa volta e interfere na forma com que nos relacionamos com o ambiente que nos cerca.

Será que temos tendência a ver o copo meio cheio ou meiovazio? Será que nos permitimos sentir mais as derrotas do que comemorar as vitórias?

A vida é repleta de altos e baixos, momentos para reclamar e para se orgulhar, áreas em que nos destacamos e em que temos dificuldades.

Nem sempre é momento de competir, nem sempre é momento de reclamar. Muitas vezes, são momentos para simplesmente interagir e desfrutar.

Acompanhe
nossas
redes sociais