Pesquisa identifica nível de satisfação da comunidade nos postos de saúde

SERVIÇO PÚBLICO

Pesquisa identifica nível de satisfação da comunidade nos postos de saúde

Iniciativa é da Câmara de Lajeado e busca avaliar serviços

Pesquisa identifica nível de satisfação da comunidade nos postos de saúde
Posto de saúde do bairro Olarias foi o primeiro a receber a equipe que aplica o questionário. (Foto: DIVULGAÇÃO)

Uma pesquisa busca identificar o nível de satisfação da comunidade com os atendimentos nos postos de saúde de Lajeado. A iniciativa é da Câmara de Vereadores.

Os problemas na área da saúde estão entre os mais citados pelos vereadores durante as sessões. O presidente do poder legislativo, Lorival Silveira (PP), explica que o objetivo da pesquisa é observar se as reclamações apresentadas pelos parlamentares são situações pontuais ou corriqueiras.

Conforme o presidente, todos os postos de saúde do município receberão a visita da equipe que aplica a pesquisa, inclusive a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Porém não há um cronograma definido. A ação começou pelo bairro Olarias nessa segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de abril.

“Todo dia de manhã, às 8h, vamos decidir em reunião na Câmara qual o posto que vai receber nossa visita naquele dia. Não é por desconfiança, mas não queremos que nada esteja arrumado, ajeitado para a nossa chegada. A gente simplesmente chega lá, se apresenta, faz a pesquisa e vai embora”, explica Lorival.

As pessoas que buscam atendimento são convidadas a responder um questionário. As perguntas visam identificar a opinião dos pacientes em relação às condições gerais da unidade, atendimento dos profissionais, ao tempo de espera e disponibilidade de medicação, por exemplo.

Os funcionários também são convidados a participar da pesquisa. Aos colaboradores é questionado sobre o ambiente de trabalho, em seus diferentes aspectos.

Após finalizada a coleta das informações, os dados serão mensurados em forma de relatório. Com isso, a Câmara poderá cobrar da Secretaria de Saúde soluções para os problemas mais frequentes apresentados pelos moradores.

“A ideia é buscar essa resposta dos próprios moradores. Fazer a pesquisa, ver o resultado e cobrar junto aos gestores. Mas também estamos observando as coisas boas, aquilo que é elogiado no atendimento que já existe também vai ser citado no relatório final”, diz.

Serão mais de 30 dias para a aplicação da pesquisa, até a equipe passar por todas as unidades. O tempo de permanência em cada local varia entre um e dois dias, de acordo com o volume de atendimentos. Na UPA a proposta é fazer uma pesquisa mais longa, já que “é o local que mais tem reclamações nesse sentido”, ressalta o presidente da câmara.

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