Cortejo pelas ruas de Lajeado dá início ao 9º Sesc Circo

CULTURA E EDUCAÇÃO

Cortejo pelas ruas de Lajeado dá início ao 9º Sesc Circo

Festival circense promovido pelo Sesc RS tem programação até domingo, 14, com oficinas e espetáculos para toda a comunidade

Por

Cortejo pelas ruas de Lajeado dá início ao 9º Sesc Circo
Cortejo pelas ruas de Lajeado abriu a sequência de espetáculos oferecidos pelo grupo organizado pelo Sesc. (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado

A arte se misturou aos prédios e ruas de Lajeado na noite de terça-feira, 9, com a abertura oficial do 9º Sesc Circo. Maior evento circense do estado, esta é a primeira vez que a iniciativa vem a Lajeado e, com a participação de artistas locais e pessoas da comunidade, o início das atividades contou com um cortejo pela Júlio de Castilhos até a Avenida Piraí, onde ocorrem espetáculos até domingo, 14.

Desde o dia 6, o grupo já convidou os lajeadenses a vivenciarem o circo, com as oficinas de palhaçaria. Além disso, o evento conta com 20 espetáculos, em um total de 31 sessões gratuitas para a comunidade, na Lona Sesc Circo. As atrações também são sediadas em ginásios de escolas de diferentes bairros.

Casal Marcelo Militão e Mariana Abreu, artistas do Grupo TIA, de Canoas. (Foto: Divulgação)

O cortejo de abertura contou com artistas locais, banda marcial, a Caravana Cedelinho, e os participantes das oficinas de palhaçaria. Mais tarde, o público ainda assistiu ao espetáculo “VaiqueuVoo”, trabalho da companhia paulista Sabatino Brothers, que, por meio de acrobacias, conta a história dos aviadores da década de 1930.

Espaço de convívio

As oficinas de palhaçaria que já ocorreram no município buscam ensinar a comunidade sobre técnicas circenses para que eles pudessem também ser protagonistas dentro do circo. Por isso, os alunos foram convidados a fazer parte do desfile de abertura.

Os professores da oficina são Marcelo Militão e Mariana Abreu, artistas do Grupo TIA, de Canoas. Para eles, a iniciativa se torna um lugar de encontro e trocas sociais. “A gente, cada vez mais, nessas eras de informática e de distanciamento, procura o olho no olho. A cultura tem uma importância enorme no cotidiano”, afirma Militão.

O artista também é diretor e palhaço do espetáculo História do Circo Sem Lona, que será apresentado nesta quarta-feira, 10, às 10h e às 15h, na lona montada na Avenida Piraí.

Circo como arte

Coordenadora de artes cênicas e visuais do Sesc RS, Jane Schoninger conta que a programação foi pensada com diversidade e com a intenção de levar a arte e a educação para oito bairros de Lajeado.

Ela cita as oficinas, tanto de palhaçaria como nas escolas, como ferramentas importantes para o desenvolvimento dos participantes. “O circo tem esse sentido, é coletivo, é estar junto. E tem todo esse trabalho do Sesc, de colocar as pessoas e artistas em contato, instigar o riso e a felicidade”.

De acordo com Jane, o circo, para além do palhaço, compartilha outros segmentos da arte, estimula o desafio e o desenvolvimento de capacidades do próprio corpo. Essa pluralidade presente no festival é uma característica do Sesc Circo. “Pensamos em uma programação sensível para todas as idades”, completa Jane.

Na programação

Na agenda do 9º Sesc Circo, estão coletivos de artistas gaúchos com sede em Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre, e dos estados de Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal, além de representantes da Argentina e da Colômbia.

Dentre os destaques, estão os espetáculos “Yo-Yo – Subir y Bajar Hasta Encontrarse” com as divertidas trapalhadas de um palhaço vivido pelo argentino Sebastián Godoy, e “Cabaré Valentin”, espetáculo permeado por malabarismo, mágica e dança aérea do grupo porto-alegrense Circo Híbrido.

Para os espetáculos realizados na lona durante a noite e no final de semana, o Sesc Lajeado estará fazendo a arrecadação de 1 kg de alimento não perecível, que será revertido ao Programa Mesa Brasil.

Serviço

  • Data: Até 14 de abril
  • Local: Lona Sesc Circo – Avenida Piraí, no bairro São Cristóvão, além de bairros e escolas municipais de Lajeado
  • Bilheteria: Ingressos gratuitos, com reserva antecipada no site do Sesc 
  • Informações: (51) 3748-4644 ou WhatsApp (51) 98924-4318

Espetáculos até 14 de abril

  • 10/4 (quarta-feira)
    10h e 15h – “Histórias do Circo sem Lona”
    10h, 15h e 20h – “La Conquista”
  • 11/4 (quinta-feira)
    10h e 15h – “2 Lunáticos”
    10h – “Sopráveis”
    20h – “Atravessamentos”
  • 12/4 (quinta-feira)
    10h – “Amateur”
    10h e 15h – “Cadê o Circo? Uma História de Vida”
    15h e 20h – “Allegro Andante”
    18h30min – “Jerônimo Show”
    21h – “Cabaré Valentin”
  • 13/4 (sexta-feira)
    16h – “Yo-Yo – Subir y Bajar Hasta Encontrarse”
    17h – “Espavento”
    18h – “Amateur”
    20h – “Cabarézin da Nega”
  • 14/4 (sábado)
    16h – “Cabarézin da Nega”
    17h – “Tudo é Possível”
    18h30min – “O Cubo na Roda”
    19h30min – “Yo-Yo – Subir y Bajar Hasta Encontrarse”

Acompanhe
nossas
redes sociais