Há 20 anos, morria o ex-vereador Trentini, de Arroio do Meio

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, morria o ex-vereador Trentini, de Arroio do Meio

Por

Amigos, familiares e companheiros de partido se despediam do ex-vereador e empresário Osvaldo Guilherme Trentini, que tinha morrido aos 84 anos. Trentini foi velado no salão de honras da prefeitura e depois sepultado no cemitério da localidade de Palmas.

Natural de Fazenda Lohmann, época em que Roca Sales ainda era parte de Estrela, ele veio junto da família para Arroio do Meio aos 14 anos de idade. Ali, ajudou o pai a fundar uma casa comercial, que ficava na margem da velha estrada que ligava Arroio do Meio a Encantado, no Distrito de Palmas.

Ex-prefeitos da cidade, Arnesto Dalpian, João Gasparotto e Paulo Steiner eram companheiros de Trentini na política e prestaram homenagem ao falecido. (Foto:Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Na política, integrou o antigo PTB, partido de Getúlio Vargas. No período do Regime Militar, fez parte do MDB, chamada de Oposição, hoje, PMDB. Trentini foi vereador em três legislaturas, de 1952 a 1955, de 1960 a 1963 e de 1969 a 1972.

Ampliação da Slan no Centro de Lajeado

O Lions Clube Lajeado Florestal e Lajeado Centro anunciavam a doação de 75 mil dólares para a Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan). O valor era equivalente a R$ 216 mil, destinados à ampliação da casa na rua João Abott, no Centro de Lajeado.

O valor correspondia a 50% do necessário para a obra, o restante seria angariado junto à comunidade por meio de doações. O projeto tinha sido encaminhado à fundação internacional do Lions há oito anos e finalmente recebia o resultado. Semelhante a Lajeado, outros quatro projetos foram contemplados no Brasil.

Até então, a Slan do Centro tinha 720 metros quadrados de área construída, com o aumento, outros 940 metros quadrados seriam erguidos. Cerca de 260 crianças eram atendidas no centro e, com a ampliação, a capacidade aumentaria para 300.

Na época, Lenira Klein era presidente da Slan, que já tinha três centros: Lar Nora Oderich, no Conservas, Centro Pedro Albino Müller, no Santo Antônio, e a Casa da Criança, no Centro de Lajeado.

Há 50 anos, dr. Lauro Müller era condecorado em São Paulo

Foto: arquivo Airton Engster

O médico estrelense Lauro Reinaldo Müller recebia uma condecoração do Instituto Histórico Geográfico de São Paulo por sua contribuição às comemorações dos 150 anos de independência do Brasil, realizadas em 1972. Na época, o médico foi até São Paulo receber o Colar de Dom Pedro Primeiro. Müller tinha publicado diversos livros sobre a “História do Brasil”.

Lauro Müller nasceu em 1912 em Porto Alegre. Se formou em medicina na Ufrgs em 1939 e, dois anos depois, em 1941, chegou a Estrela, onde trabalhou no Hospital Estrela. Na cidade, além de desempenhar as funções médicas, foi também autor do Brasão de Armas do Município, em 1953. O Dr. Müller morreu em 1977, na cidade de Salvador, mas foi sepultado no Cemitério Evangélico de Estrela.

 

Hoje é

  • Dia Nacional do Aço
  • Dia Nacional da Biblioteca

Santo do dia: São Leopoldo Mandic

Acompanhe
nossas
redes sociais