Congresso Gaúcho debate o uso da Inteligência Artificial na pediatria

“Nossos Filhos”

Congresso Gaúcho debate o uso da Inteligência Artificial na pediatria

Encontro reuniu mais de 900 profissionais da saúde em Porto Alegre. Palestras abordaram os avanços tecnológicos nas práticas médicas e os desafios da atualidade

Por

Congresso Gaúcho debate o uso da Inteligência Artificial na pediatria
Programa “Nossos Filhos” esteve presente no evento na última quinta-feira, 4, em um bate-papo ao vivo. Crédito: Evandro MALLMANN
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Porto Alegre foi palco do XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, nos dias 4 e 6 de abril. Centrado em debater os avanços da prática médica e o uso das tecnologias dentro dos consultórios, o encontro reuniu mais de 900 profissionais da saúde. O programa “Nossos Filhos” esteve presente no evento na última quinta-feira, 4, em um bate-papo ao vivo com a participação do presidente da Sociedade de Pediatria do RS, José Paulo Ferreira, e do presidente da comissão organizadora do congresso, Marcelo Porto.

Enquanto algumas profissões temem o uso da Inteligência Artificial (IA) no dia a dia, a área médica tem visto inúmeros benefícios com a inserção da tecnologia. No Brasil, a aplicação é ainda recente, mas já demonstra muita efetividade para assessorar nos atendimentos, agregar conhecimento, diminuir etapas de trabalho e acelerar a produtividade.

“O uso da IA é inicial aqui no Brasil, mas, aos poucos, vai chegar aos consultórios pediátricos”, afirma Ferreira. “Se os colegas souberem usar com esperteza e qualidade, eles vão poder trazer mais segurança para o paciente, assertividade nos diagnósticos, rapidez e um retorno mais seguro para a família”.

A Inteligência Artificial, segundo Porto, é uma ferramenta que não se propõe a substituir ninguém na área médica. De modo geral, ele acredita que as tecnologias são grandes aliadas da saúde, uma vez que permitem ao médico consolidar uma relação mais próxima com o paciente. O fato de utilizar prontuário eletrônico em seu dia a dia, por exemplo, já o auxilia na gestão do tempo.

“O nosso trabalho inicia muito antes do paciente se sentar para fazer a consulta. A hora que tu chama o paciente, o jeito que ele levanta, a forma como vem para o consultório, a maneira que a criança está se locomovendo… isso não tem Inteligência Artificial que saiba observar. Isso faz parte do trabalho do médico”, explica.

Ao utilizar ferramentas que auxiliam na rotina médica, os pediatras conseguem praticar a puericultura, ou vigilância do desenvolvimento, que tratam do acompanhamento familiar em todo o processo de desenvolvimento da criança. Com isso, questões relacionadas ao sono, humor, desenvolvimento escolar ou mesmo relações familiares, também passam a ser tratadas dentro do consultório médico e garantem mais suporte aos pais.

O “Nossos Filhos” é apresentado por Mateus Souza e pelo Dr. João Paulo Weiand. O programa tem o patrocínio de Clínica Protege e Colégio Evangélico Alberto Torres – CEAT.

Acompanhamento

  • Primeiros seis meses: uma vez por mês
  • Até o final do 1º ano: bimestral
  • Entre 2 e 3 anos: trimestral
  • Entre 4 e 18 anos: semestral

O cenário da pediatria no RS

No Rio Grande do Sul, algumas cidades não possuem atendimento pediátrico na linha de frente. Cenário que, segundo Ferreira, precisa ser modificado com urgência, uma vez que o pediatra é o médico especializado no atendimento das crianças.

Porto explica que, diferente do que se imagina, o RS tem pediatras suficientes para atender a população. “O que falta é uma política adequada de carreira. A gente tem que criar condições de trabalho e atrativos para que aquele médico esteja presente lá”.

Hoje, o pediatra pode ser considerado como um médico de família, pois tem um papel importante, inclusive, na educação e orientação dos pais. É o responsável por acompanhar a formação do indivíduo, desde a gestão até os 18 anos.

Para fazer o acompanhamento da criança e do jovem com foco na prevenção da saúde, a recomendação é realizar visitas ao pediatra conforme as recomendações da puericultura. Por isso, Ferreira e Porto ressaltam a importância dos pais exigirem aos gestores públicos a presença de um médico especializado em cada cidade.

“Se queremos construir um indivíduo saudável no futuro, a gente tem uma janela de oportunidade que é a pediatria. Hoje temos a capacidade de, junto com a família e com os entes públicos, criar um indivíduo que seja saudável durante toda sua vida”, afirma Porto.

O XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria é realizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). Nesta edição, o encontro ocorreu no Centro de Convenções Barra Shopping, em Porto Alegre.

Acompanhe
nossas
redes sociais