O trânsito há 50 anos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

O trânsito há 50 anos

Por

Conforme relatório da diretoria do Ciretran (um órgão do Detran), no primeiro trimestre de 1974, houve um aumento de 60% no número de veículos registrados na comparação com o ano anterior, eram em torno de 204 veículos. A procura pela CNH, carteira de motorista, também tinha aumentado, em cerca de 30%.

Apesar do maior fluxo de veículos, os acidentes de trânsito tinham diminuído em 23%. Mas o número de mortes registradas, na comparação com o mesmo período de 1973, foi três vezes maior.

Foto: Arquivo Municipal/Jornal de Lajeado

No mesmo período da divulgação dos resultados do levantamento, um acidente de trânsito interrompeu a Rodovia Presidente Kennedy, como era conhecida a BR-386 na época. Um caminhão, dirigido por Nadir Ricardo Deconto, tinha capotado próximo a Marques de Souza, deixando o motorista hospitalizado.

Prof. Schierholt chegava a Lajeado

Exatamente 53 anos atrás, em 1971, o professor e historiador José Alfredo Schierholt começava sua trajetória em Lajeado. Era uma segunda-feira, dia 5 de abril. Na época, o professor tinha sido contratado para dar aulas de história no Colégio Presidente Castelo Branco.

O conteúdo da aula, conta Schierholt, era o Egito Antigo, mas os alunos não se mostravam muito interessados. O professor, então, propôs conversar sobre a história da cidade de Lajeado. Perguntou sobre a origem do município, o ano de fundação, mas nenhum aluno soube responder as questões.

Ali, surgiu a centelha que resultou nas incontáveis pesquisas de Schierholt sobre a história do Vale do Taquari. Na época, o professor pediu aos alunos que questionassem os pais e as autoridades sobre o que sabiam do passado da cidade. A partir daquele momento, nos anos que se seguiram, o historiador iniciou o resgate da história de Lajeado e região, que resultou em diversos livros e publicações.

Schierholt deu aula por mais de 35 anos, atuou no Castelinho e também na antiga Fates (Univates). Hoje, quase aos 90 anos, continua na vigília da história regional.

Há 20 anos, Bacci concorria em Lajeado

Pohl estava à direita, ao lado de Bacci, junto aos líderes de partido

Os partidos do PMDB e o PDT se juntavam e oficializavam a pré-candidatura de Enio Bacci à prefeitura de Lajeado. Na época, Bacci era deputado federal e seu possível vice, Paulo Pohl, empresário.
O plano de governo da chapa ainda não estava pronto, mas Bacci falava na necessidade de uma política voltada ao meio ambiente, em especial, à recuperação dos arroios e combate aos mosquitos. Outro ponto importante era a reativação do Ciep, no bairro Santo Antônio.

Crescimento do emprego na região

O Ministério do Trabalho divulgava um levantamento realizado em três municípios do Vale do Taquari, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). No estudo, foi analisada a evolução no número de empregos com carteira assinada na indústria, comércio, serviços, construção civil e na quantidade de empresas abertas no período de 1999 a 2002.

Lajeado foi o município que mais criou empregos, com mais de 2,6 mil novas vagas. Em segundo lugar estava Teutônia, com 1,1 mil, seguida por Arroio do Meio, com quase 700 novos empregos.

Teutônia registrou o maior crescimento, de 16%, enquanto Lajeado e Arroio do Meio tiveram 15% de aumento. O desempenho do estado ficava em 7%.

Hoje é

  • Dia do Propagandista Farmacêutico
  • Dia do Filho
  • Dia das Telecomunicações
  • Dia Internacional da Consciência

Santo do dia: São Vicente Ferrer

Acompanhe
nossas
redes sociais