Pratas da Casa abre temporada de shows

CULTURA E EDUCAÇÃO

Pratas da Casa abre temporada de shows

A primeira apresentação do ano é no dia 16 de abril, com uma performance da categoria anos 80 e outra kids. A final ocorre em dezembro

Por

Pratas da Casa abre temporada de shows
Foto:Arquivo A Hora
Vale do Taquari

Para disseminar a música e despertar talentos regionais, o Grupo A Hora e o Sesc Lajeado abrem mais uma temporada do projeto Pratas da Casa. Neste ano, com o tema especial anos 80, a grande novidade é a categoria kids, que conta com 12 participantes. Entre os adultos, são oito bandas que se apresentam no festival.

O primeiro show do ano é no dia 16 de abril, com a banda Tchê Rock, na categoria anos 80, e Ezequiel Gaiteiro, na kids. Além dos shows mensais, nas terças-feiras, o projeto também conta com a divulgação dos participantes no programa semanal da Rádio A Hora 102.9. A final será em dezembro. Os shows ainda possuem caráter beneficente, com a arrecadação de alimentos para o Programa Mesa Brasil do Sesc.

Edição passada foi especial tributos. Projeto se consolida ao longo dos anos. (Foto:Arquivo A Hora)

Outro diferencial deste ano é o local. Por meio de uma parceria com a prefeitura de Estrela, o evento ocorre no Centro cultural Celso Bronstrup. Os shows são transmitidos pelo YouTube e Facebook do Grupo A Hora, das 19h às 21h. Ao todo, são mais de R$ 20 mil em prêmios.

Sucesso na edição kids

De acordo com a organização, a procura pela edição kids foi grande, e a ideia é que o formato permaneça para os próximos anos. O destaque da programação será em outubro, no mês da criança, que contará com quatro apresentações da categoria kids, em duas noites de shows. Para os pequenos, a temática é livre, e o repertório deve ter pelo menos quatro músicas. O show pode ter de 30 a 45 minutos. Para os adultos, o repertório é de 45 a 55 minutos.

Relações públicas do Grupo A Hora, Lisiane Costa destaca a grande participação de bandas de rock no festival deste ano. Ela ainda fala do entusiasmo das crianças que foram selecionadas. “A gente entende que o kids, além de trabalhar a cultura, também incentiva o desenvolvimento deles, os talentos”.

Lisiane ainda destaca que a cultura e a arte têm o papel de levar a criança a um caminho positivo. Segundo ela, o Pratas da Casa como um todo é um projeto que busca difundir essa prática e desenvolver talentos regionais. “É dar espaço para quem tem um talento, muitas vezes escondido, e que possa demonstrar ali num palco, sem custo nenhum, sendo premiado. O Pratas da Casa é um palco de talentos”.

Nos palcos

A edição 2024 do projeto traz homenagem a artistas regionais, nacionais ou internacionais. Além de um repertório que evidencia a música da década, os participantes podem investir em figurino, bailarinos, cenário de palco, entre outros elementos.

Os critérios de avaliação incluem a história da banda ou artista, a performance de palco e características dos participantes. Para a premiação, os critérios de avaliação são performance de palco e interpretação, cenário de palco, maior público e voto popular. O show ainda deve ser 75% em formato de tributo.

Já a primeira edição do Pratas da Casa kids busca revelar talentos mirins e adolescentes na música, além de estimular o desenvolvimento cultural da região. Para os pequenos, a premiação é destinada de acordo com critérios como afinação, ritmo, interpretação, dicção e fidelidade à letra, e postura.

Professora de música, Josélia Jantsch Ferla destaca a importância de trabalhar a música na infância. “É uma das linguagens que mais atua em regiões diferentes do cérebro e, assim, estaremos potencializando ele”.

De acordo com ela, isso também vai interferir em outros aprendizados, em capacidades motoras, visuais, auditivas, intelectuais, e de compreensão. Além de desenvolver o lado sensível e emocional da criança.

Quem faz acontecer

O Pratas da Casa tem patrocínio de Nimec, Airton Corretor de Seguros , Leopoldo 47, Carlota,Unikids, Joalheira e ótica Amazonas e Joalheria e ótica Brasil. Além disso, conta com o apoio cultural de Arruda Advogados, Laboratório Lajeado, Clínica Dr. Wilson Dewes, Chiquinho e Tutti’s Pizza.

Calendário de shows

  • 16/4 – Kids / Anos 80 – Ezequiel Gaiteiro / Tchê Rock
  • 14/5 – Kids / Anos 80 – Pyetra Valentina / Diego Rodrigues
  • 11/6 – Kids / Anos 80 – Larissa Sartori / Velho Rock
  • 9/7 – Kids / Anos 80 – Joana / Confraria Canjalele
  • 13/8 – Kids / Anos 80 – Grupo Vocal Slan / Guris do Rock
  • 10/9 – Kids / Anos 80 – Maria Eduarda / Rebobinados
  • 08/10 – Kids / Kids – Alice Sartori / Jade Zimmer
  • 22/10 – Kids / Kids – Manuela / Igor Zacaria
  • 12/11 – Kids / Anos 80 – Gabriel Abichequer Rodrigues / Calibre 12
  • 3/12 – Kids / Anos 80 – Luísa Noll / Trio Lumaju
  • 10/12 – Evento de Premiação

Acompanhe
nossas
redes sociais