Hospitalização por gripe cresce 32% no Vale neste ano

Vida e ambiente

Hospitalização por gripe cresce 32% no Vale neste ano

Vigilância Epidemiológica contabiliza 107 pacientes graves internados de janeiro a março. Em mais de 45% dos casos não houve agente identificado. São pelo menos quatro tipos de vírus. O de maior circulação é a covid

Por

Hospitalização por gripe cresce 32% no Vale neste ano
Meta da região é vacinar mais de 144 pessoas contra a gripe. (Foto: Filipe Faleiro)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A região segue a tendência vista no Estado, com aumento nos números de contágio e internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave. De janeiro até 23 de março, conforme o Sistema de Informações da Vigilância Epidemiológica, tabulados pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), 107 pessoas foram hospitalizadas.

O número é 32% superior ao mesmo período de 2023, quando foram 81 casos. As casas de saúde com maior número de atendimentos, seja por leitos clínicos ou de UTI, foram o Hospital Bruno Born (60 internações) e o Hospital Estrela (16). Juntos, contabilizam 71% das internações.

São pelo menos quatro vírus identificados. No entanto, em 45,8% das internações, o agente não foi identificado. Depois disso, 37,4% dos pacientes tiveram covid e a influenza (A ou B) levaram 3,8% dos contaminados à internação.

Os dados também revelam que a maioria dos casos de SRAG foi em idosos (68%), seguidos por crianças de até 11 anos, totalizando 15% das internações. Em adultos, o percentual é de 16% dos casos. Além disso, 73% dos pacientes apresentaram pelo menos um fator de comorbidade.

Do total de internados, 37 precisaram de tratamento intensivo em UTI. Até o momento, foram registrados 12 óbitos por SRAG na região, sendo 11 por covid-19 e 1 por influenza, todos em pacientes com pelo menos um fator de risco.

Vacinação

As autoridades de saúde destacam a importância da vacinação contra a Covid-19 e contra a influenza como estratégia fundamental para prevenir o agravamento da doença. O Ministério da Saúde emitiu um alerta para o Rio Grande do Sul nesta semana.

O boletim reforça medidas preventivas e vigilância constante para enfrentar o aumento nas contaminações. Inclusive também destaca o risco de contaminação por covid junto com outros vírus respiratórios. Tal situação eleva a chance de internações e óbitos.

O Vale do Taquari recebeu mais de 14 mil doses da vacina contra a gripe. Para os próximos dias, mais uma leva, com 16,7 mil é esperada. A estimativa populacional de pessoas imunizadas nos 37 municípios da área de atuação da coordenadoria, alcança 144,4 mil pessoas.

Lajeado: 50 internações

Pelo acompanhamento do serviço de saúde do município, de janeiro até 23 de março, foram 50 pessoas internadas por SRAG em Lajeado. “Representa um aumento de 39% na comparação com o mesmo período de 2023. A tendência é que teremos mais contaminações nas próximas semanas”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi.

“Percebemos uma circulação muito elevada do vírus da Sars-Cov, causador da covid. A vacinação é a melhor forma de prevenção. Então, orientamos as pessoas para que façam o reforço a cada seis meses.”

Nesta semana iniciou a campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários. “Temos vários vírus em circulação. Prevemos sobrecarga nos serviços de saúde nas próximas semanas. Então, quem pode ser vacinado, pedimos para antecipar a ida aos postos”, ressalta Juliana.

Internações por SRAG no Vale

  • Total de 107 pessoas hospitalizadas de janeiro até 23 de março de 2024.
  • Aumento de 32% em comparação com o mesmo período de 2023 (81 casos).

Perfil dos pacientes

  • Maioria dos casos em idosos (68%).
  • Crianças de até 11 anos: 15%
  • Adultos: 16%
  • 73% dos pacientes apresentaram pelo menos um fator de comorbidade.

Tipo de vírus

  • Não identificado: 45,8% das internações.
  • Covid: 37,4% das internações.
  • Influenza (A ou B): 3,8% das internações.

UTI e óbitos

  • 37 pacientes necessitaram de tratamento intensivo em UTI.
  • Registrados 12 óbitos por SRAG na região, sendo 11 por covid-19 e 1 por influenza.

Vacinação na Região

  • O Vale recebeu mais de 14 mil doses da vacina contra a gripe.
  • Previsão de receber mais 16,7 mil doses nos próximos dias.
  • Estimativa de 144,4 mil pessoas a serem imunizadas nos 37 municípios da área de atuação da 16ª CRS.

Distribuição das hospitalizações

  • Hospital Bruno Born: 60 internações
  • Hospital Estrela: 16 internações
  • Juntos, totalizam 71% das internações na região

Acompanhe
nossas
redes sociais