União repassa em definitivo área do antigo colégio Cenecista

ARROIO DO MEIO

União repassa em definitivo área do antigo colégio Cenecista

Espaço com mais de 7 mil metros quadrados seguirá abrigando as atividades da Secretaria da Educação

Por

União repassa em definitivo área do antigo colégio Cenecista
Assinatura foi encaminhada ontem, 27, pelo superintendente e líderes municipais. (GABRIEL SANTOS)
Arroio do Meio

Foi o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União, Emerson Vitarski Rodrigues, quem confirmou o repasse definitivo ao município da área do antigo Colégio da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). O ato, considerado histórico, ocorreu na manhã de ontem.

O terreno na rua Dr. João Carlos Machado possui 7,7 mil metros quadrados e conta com uma área edificada de 2,9 mil metros quadrados. Desde o encerramento das atividades educacionais, o local passou a abrigar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O terreno por anos abrigou a escola Cenecista Presidente Costa e Silva. Atualmente a maioria dos espaços são ocupados, como sala de reuniões, robótica, biblioteca municipal e outras áreas administrativas.

Na avaliação do secretário da Administração, Aurio Paulo Scherer, a doação é uma conquista significativa para a comunidade pois foram vários anos de negociação junto à União. “É uma área nobre para a comunidade. E sem dúvida faremos a utilização adequada”, comentou em entrevista ao programa Vale em Pauta da Rádio A Hora 102.9.

Ainda em 2021, o governo encaminhou em Brasília o pedido da União para a cessão de uso da área. Com o passar do tempo, houve o acerto para a doação definitiva. Porém, uma exigência é que o governo utilize a área para a finalidade educacional.

Segundo Scherer, não há projetos específicos para o espaço, apenas a certeza de que o local será bem aproveitado. Num primeiro momento, seguirão funcionando no espaço toda a área administrativa da Secretaria de Educação e, de forma provisória, o quartel da Brigada Militar e o espaço do Corpo de Bombeiros Voluntários.

História

O encerramento das atividades da escola Cenecista ocorreu em 2006. Com isso, o imóvel foi repassado à União, sendo utilizado desde então pela Secretaria Municipal de Educação.

A escola Cenecista foi fundada em 12 de março de 1962, destacou-se no cenário educacional de Arroio do Meio não apenas por oferecer o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), mas também por proporcionar aos matriculados cursos de nível médio e superior na área de contabilidade e administração.

Acompanhe
nossas
redes sociais