Encantado celebra os 109 anos com espetáculo de balonismo

ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

Encantado celebra os 109 anos com espetáculo de balonismo

A Terra do Cristo Protetor terá o Festival Internacional de Torres como uma das principais atrações

Por

Encantado celebra os 109 anos com espetáculo de balonismo
Festival de Balonismo de Torres é uma das principais atrações da programação de aniversário de Encantado. (Foto: Gustavo Selau/divulgação)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Artesanato, cinema, literatura, inauguração de monumento, Festival de Balonismo, encontro de motos, orquestra municipal e shows musicais. Todas essas palavras podem ser utilizadas para descrever a programação preparada para as festividades de 109 anos de Encantado. A data é comemorada em 31 de março e desde a semana passada, as atrações organizadas pelo município estão enriquecendo culturalmente a rotina dos moradores. Na primeira festividade da programação, o Seminário Estadual de Artesanato, cerca de 170 artesãos se reuniram para transmitir conhecimento entre os colegas e expor suas obras.

Para a secretária de Educação, Stéfanie Casagrande, o nível de atrações foi pensado como forma de salientar todos os desafios enfrentados pelo município em 2023. “É necessário celebrar Encantado, estes 109 anos e tudo o que passamos. É crucial festejar este recomeço e reconstrução”, ressalta. A proposta almejada pelos responsáveis é proporcionar momentos de descontração e lazer à sociedade encantadense.

Festival Internacional de Balonismo

Atração inédita no município, o Festival Internacional de Balonismo de Torres é um dos eventos mais esperados para o público que planeja prestigiar os últimos dias de programação. O espetáculo irá se concentrar no Caminhodromo. Segundo o prefeito de Torres, Carlos Souza, a proposta é trazer um pedaço da vida cotidiana na capital nacional de balonismo. “Vamos realizar o Night Glow, com os balões iluminados. É maravilhoso e proporciona uma visão única as pessoas”, conta. Nessa parte do show, balões de diferentes formatos e tamanhos são iluminados no ritmo de músicas.

Além de apresentar o evento, os organizadores do festival esperam que os presentes se sintam valorizados e pertencentes ao espetáculo. “O ato só alcança a sua plenitude com a participação ativa do público. Com essa parceria com Encantado queremos passar a mesma magia que o pessoal encontra em Torres. E reconhecemos que somos presenteados também, pois contribuímos para fortalecer ainda mais o turismo de Torres e da Terra do Cristo Protetor” salienta o prefeito.

Passeio de Balão

Durante o sábado, 30, os interessados também poderão ter a chance de passear em balão por meio da empresa Jung Balonismo. “É uma experiência única, suave como andar de elevador. Durante o passeio voamos de 400 a 1 mil metros de altura. O passeio tem duração média de 45 minutos, mas podem passar de uma hora, depende da direção que iremos percorrer”, aponta o proprietário Sérgio Jung. Ele revela que o trajeto é “escolhido pelo vento”, com o piloto seguindo conforme a distribuição do ar. “A direção que iremos voar só consigo ver um dia antes do passeio”, acrescenta.

A passagem custa R$ 550 por pessoa, voando em grupo de quatro até 10 pessoas. Para um voo em grupo é necessário no mínimo quatro passageiros. Para um voo exclusivo para duas pessoas, o casal precisa desembolsar R$ 1,8 mil, com espumante e taças a disposição. “Mesmo aqueles com medo de altura se adaptam rapidamente. Já levei muitos que em 10 minutos já ficaram confiantes em prosseguir”, conta Jung. A empresa presta esse serviço desde 2015 e já atuou em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado, Teutônia, Vale dos Vinhedos, Encantado, Torres, Santa Clara do Sul, Praia Grande/SC entre outras cidades.

Programação

Dia 28 de Março (hoje)

  • Lançamento do livro “Encanto dos Mascates” de Adroaldo Bilaco Chanan e Cerimônia de Despedida da Corte de Soberanas
  • 19h, na Casa da Cultura

Dia 30 de Março (sábado)

  • Inauguração do Leão de São Marcos (Monumento) – 9h na Casa de Cultura
  • Festival de Balonismo no Caminhodromo – 6h30 e 17h (sábado e domingo)
  • Espetáculo Night Glow – 19h
  • Encontro de Motos na Praça da Bandeira – 14h

Dia 31 de Março (domingo)

  • Festa de Aniversário de Encantado na Praça da Bandeira – 16h
  • Ordem dos shows:
    16h: Orquestra Municipal
    17h: Lucas Henrique e Guilherme
    18h30min: Tchê Guri
    19h – Sorteio do Festival de Compras
    20h: Papas da Língua

Acompanhe
nossas
redes sociais