Há 20 anos, Wilson Dewes se tornava Cidadão Lajeadense

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Wilson Dewes se tornava Cidadão Lajeadense

Por

A comunidade regional perdeu uma personalidade icônica nesta semana. O Dr. Wilson Dewes chegou a Lajeado há mais de 50 anos, em 1968. Aqui, além de atuar como médico anestesista e cirurgião plástico, ajudou a fundar a Unimed, nos anos 1970, e, em 1991, foi um dos fundadores da Fundef, seu maior legado.
Em reconhecimento a isso, em 2004, há 20 anos, Dewes foi contemplado com o título de Cidadão Lajeadense. A cerimônia ocorreu em junho daquele ano, na câmara de vereadores de Lajeado.

Na época, em seu discurso de agradecimento, Dewis declarou: “Sempre temos a opinião de que não somos merecedores de uma homenagem como esta, porque sempre podemos fazer bem mais do que aquilo que efetivamente realizamos. Sinto-me honrado e divido este título com todas as pessoas que me apoiaram.”

Um pouco de história

Dewes nasceu em Travesseiro, em 6 de abril de 1939, na época em que o município ainda pertencia a Arroio do Meio. Estudou na Universidade Federal de Santa Maria e chegou em Lajeado no fim da década de 1960. Em 1971, estava entre as lideranças que fundaram a Cooperativa de Saúde do Alto Taquari, a Altomed (hoje, conhecida como Unimed).

Cerca de 20 anos depois, Dewes ajudou a criar uma das instituições de maior referência em Lajeado, a Fundação para Reabilitação das Deformidades crânio-faciais (Fundef). A primeira reunião ocorreu em julho de 1991, quando o Dr. Wilson Dewes e um grupo de profissionais da saúde se uniram para instalar em Lajeado um centro especializado nessa área. Na época, não existia nenhuma instituição no Rio Grande do Sul focada em reabilitar esses pacientes.

O atendimento da Fundef começou em 1992 no consultório particular do Dr. Dewes. Com a demanda crescente, o Hospital Bruno Born criou, junto da Fundef, um setor especializado dentro da casa de saúde. A Fundef funcionou lá até 2019, quando ganhou sua sede própria, na Av. Benjamin Constant.

 

Schwertner assumia a diretoria do Sindilojas VT

O Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Taquari (Sindilojas VT) empossava sua nova diretoria para a gestão 2004/2007. Luiz Roque Schwertner assumia a presidência, no lugar de Sírio Sandri.

Schwertner era proprietário d’O Paladino Livraria e Papelaria, de Estrela, onde atuava desde 1963. Ele já tinha integrado a direção do Sindilojas em outras gestões, assim como a direção da CDL de Estrela e da antiga Acie.

Nova diretoria

  • Presidente, Luiz Roque Schwertner, de Estrela;
  • Vice-presidente, Silvio Fröhlich, de Arroio do Meio;
  • Diretor administrativo, Marcos Mallmann, de Lajeado;
  • Diretor ainanceiro, Jorge Friedrich, de Lajeado;
  • Diretor de relações de trabalho, Claudir Dullius, de Cruzeiro do Sul.

Reunião em Brasília

Um grupo de estrelenses da Arena (antigo partido político) visitavam Brasília e, na ocasião, participaram de uma audiência com o presidente Ernesto Geisel, a primeira audiência oficial do seu mandato. Semanas depois do encontro, o Jornal Nova Geração divulgava uma foto da ocasião, tirada em frente à casa do presidente.

Hoje é

  • Dia do Circo
  • Dia Mundial do Teatro

Santo do dia:

  • São Ruperto

Acompanhe
nossas
redes sociais