Enfim, Danilo confirma pré-candidatura

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Enfim, Danilo confirma pré-candidatura

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em seu terceiro mandato como prefeito de Arroio do Meio, o empresário Danilo Bruxel (PP) enfim confirmou ao A Hora a pré-candidatura à reeleição. O atual chefe do Executivo chegou a afirmar por diversas vezes que não concorreria novamente. Entretanto, e diante da conjuntura política e econômica do município, o representante dos Progressistas mudou de ideia e muito provavelmente vai enfrentar nas urnas o ex-prefeito Sidnei Eckert (MDB), que governou a cidade durante dois mandatos.

Ou seja, teremos um embate entre dois agentes políticos detentores de cinco mandatos à frente da prefeitura arroio-meense. Um pleito para mexer com os brios dos correligionários.

Gláucia é pré-candidata!

O PP de Lajeado teima em não confirmar de forma oficial. Mas entre os principais líderes dos Progressistas da principal cidade do Vale do Taquari não há mais qualquer resquício de dúvidas: a vice-prefeita Gláucia Schumacher, filha do ex-prefeito Cláudio Pedro Schumacher, é a pré-candidata da situação para o pleito do dia seis de outubro. E o PT e o MDB sabem bem disto!

PP, PL e PT (mais) próximos em Arroio do Meio

Nas esquinas democráticas de Arroio do Meio, muitos comentam sobre as recentes movimentações que aproximam – cada vez mais – alguns representantes do PP, do PL e, também do PT. Almoços aqui, jantares acolá, e não param de surgir novos indícios de uma possível aliança entre as diferentes siglas ideológicas, tudo em prol da reeleição do atual prefeito Danilo Bruxel (PP). Um dos articuladores deste movimento é o Secretário de Administração Áurio Scherer, que é filiado ao PDT mas nunca deixou de lado a ligação com o PT. E é claro que este tópico vai estremecer os bastidores do PL. Afinal, muitos liberais não querem proximidade com o PT. Nem se vier pintado de ouro. Paralelo a tudo isso, é claro, o PT e o próprio PL também projetam candidaturas próprias na majoritária. Portanto, ainda é possível uma eleição com quatro candidatos a prefeito em outubro.

O perde e ganha dos tucanos em Teutônia

O PSDB de Teutônia realizou evento na sexta-feira para confirmar, entre outras novidades, a filiação do vereador Hélio Brandão, que deixa o PTB após a fusão do partido com o Patriotas. Brandão está no quarto mandato e é nome forte no plenário. E se por um lado os tucanos recebem um importante reforço, por outro eles perdem uma figura tradicional no quadro de filiados. No caso, o também vereador Valdir Griebeler, que já assinou a desfiliação e ainda não definiu o próximo partido. Em tempo, Brandão conquistou 546 votos em 2020, e Griebeler atingiu 695.

Cinco secretários deixam governo de Venâncio Aires

Cinco secretários deixam os cargos em Venâncio Aires até seis de abril. Eles precisam se desvincular das funções públicas para concorrer ao legislativo. São eles o secretário de Infraestrutura e Serviços Pública, Sid Ferreira (PDT); de Saúde, Tiago Quintana (PDT); de Habitação e Desenvolvimento Social, Ricardo Landim (União Brasil, mas vai para o MDB); de Cultura e Esportes, Zé da Rosa (Republicanos); e de Meio Ambiente, Nilson Lehmen (MDB).

Podemos + União Brasil em Estrela

O Podemos de Estrela, por meio do presidente Pastor José Alves, confirmou a filiação do vereador Márcio Mallmann, ex-PP, e pré-candidato a vice-prefeito. Ele deve concorrer ao lado da ex-secretária municipal Carine Schwingel, pré-candidata a prefeita pelo União Brasil. A construção desta parceria iniciou faz alguns meses e também poderá contar com apoio do Republicanos, por meio do ex-vice prefeito e ex-pré-candidato a prefeito Valmor Griebeler, e que recentemente encerrou conversas com o PP do agora pré-candidato a prefeito, o vereador João Braun.

 

Cris Costa retorna temporariamente à câmara

Eleito vereador com 476 votos, Cris Costa (PSDB) assumiu a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Encantado em janeiro. E não deverá ficar cinco meses ininterruptos na função. O tucano confirma a exoneração do cargo para retornar ao plenário da câmara. A oficialização precisa ocorrer até o dia seis de abril, prazo final para a saída dos secretários municipais que pretendem concorrer a vereador. No entanto, Costa poderá voltar à função logo após o pleito. Desta forma, a pasta seria comandada por um interino entre abril e meados de outubro. E o nome mais cotado é Marcelo Casaril, o atual Gestor de Desenvolvimento da própria secretaria.

TIRO CURTO

  • Em Bom Retiro do Sul, o vice-prefeito Éder Ciceri é pré-candidato a prefeito pelo Republicanos. Ele é o presidente municipal do partido e garante que a sigla está aberta às coligações. Já o PSB realiza encontro nesta quinta-feira para confirmar Celso Pazuch como pré-candidato a prefeito.
  • Já em Cruzeiro do Sul, a vereadora Daiani Maria (MDB) é citada por agentes políticos da cidade – e de fora – como a pré-candidata a prefeita. Entretanto, o atual prefeito João Dullius (MDB) ainda não bateu publicamente o martelo sobre a decisão de não concorrer à reeleição. Diante do cenário, há quem considere prematuros os movimentos da referida vereadora.
  • Filiada ao PP de Teutônia, Mareli Vogel participou do evento do PSDB local na sexta-feira passada. A presença dela chama a atenção, afinal o PP tende a apoiar o pré-candidato a prefeito Renato Altmann (PSD), um histórico adversário de Jonatan Brönstrup (PSDB). Questionada sobre o evento, Mareli afirma que levou em conta a conexão entre PP e PSDB em âmbito estadual. E também citou o fato de atuar ao lado de Jonatan na Casa Civil.
  • Mareli Vogel também fala sobre o apoio do PP a Renato Altmann (PSD). “Foi feita apenas uma consulta ao diretório. Não houve decisão em convenção. Este posicionamento não é unânime na executiva e no grupo partidário do Progressista”, sustenta a ex-vereadora.
  • O PP de Encantado emitiu nota oficial para afirmar que já possui pré-candidato a prefeito e segue aberto às coligações com “partidos que compartilham dos mesmos ideais e valores”. Então tá.
  • Ainda sobre o PP de Encantado, há quem que o ex-vice prefeito Enoir Cardoso quer ser o candidato a prefeito no lugar de Paulo Costi, que já foi prefeito em quatro mandatos.

Acompanhe
nossas
redes sociais