As histórias do Circuito dos Vales

CORRIDA DE RUA

As histórias do Circuito dos Vales

Entre os 1.460 inscritos na etapa de Santa Clara do Sul, atletas encontram na corrida o caminho para a superação e uma atividade de bem-estar

Por

As histórias do Circuito dos Vales
Santa Clara do Sul recebe primeira etapa do Circuito dos Vales/Omega Construtora. Concentração será no Parque Odilo Klein. (Foto: DIVULGAÇÃO)
Vale do Taquari

Um dos maiores eventos de corrida de rua do interior do Rio Grande do Sul, o Circuito dos Vales/Omega Construtora inicia a temporada neste domingo, 24. A primeira etapa é em Santa Clara do Sul e conta com quatro modalidades: corrida, caminhada, ciclismo e corrida kids.

Entre os 1,4 mil participantes, é possível encontrar histórias de superação, mudança de hábitos e amor pelo esporte. É o caso da Luane Roquete, 31, que teve o primeiro contato com a corrida ainda em 2017. Logo iniciou um acompanhamento com assessoria esportiva e, no mesmo ano, participou da sua primeira meia maratona.

Mas tudo mudou quando sofreu um acidente de trânsito em março de 2020, em meio a um processo de preparação para participar de uma maratona pela primeira vez. Foram 21 dias entubada na UTI e mais de dois meses de internação hospitalar. Foi depois de sair do hospital, com musculatura debilitada e menos 18 quilos no peso, que começou a parte mais intensa do processo de recuperação dos movimentos. Durante este período, Luane conta ter encarado todos os momentos de maneira tranquila e consciente.

Luane Roquete

“Eu sempre pedia para que os médicos fossem bem claros comigo sobre as condições de saúde. A minha maior dúvida era se eu ia poder voltar a correr”, conta. E ela voltou. Menos de um ano depois do acidente, conseguiu dar o primeiro trote e, aos poucos, retomou as atividades físicas.

“Quando me diziam que tinha a possibilidade de eu voltar a correr, eu pedia qual era o prazo e o que eu precisava fazer. Então eu sempre trabalhei muito em cima de um cronograma. Fui levando um dia de cada vez”, lembra.

Desistir nunca passou pela cabeça dela. E saber que o sonho de uma maratona não acabou, foi a fonte de motivação durante o processo.

“Correr sempre me deu a sensação de estar viva. E hoje é muito mais do que isso. Sei que posso inspirar outras pessoas. O que me motiva é continuar levando essa mensagem de se sentir vivo, de fazer algo para realmente sentir que o nosso corpo está aqui se mexendo e fazendo acontecer a vida”, conta.

Para o futuro, ela já planeja o próximo desafio: participar de um triatlo. E, para isso, uma preparação intensa com treinos de corrida, musculação e pilates, além de natação e bicicleta que em breve devem entrar no cronograma para em três anos cumprir o novo objetivo.

Exercício físico e gravidez

Joselaine dos Reis

Na última etapa do Circuito dos Vales do ano passado, Joselaine dos Reis, 30, percorreu os 10km em pouco mais de 43 minutos. Foi a campeã geral na categoria feminina na temporada. Neste ano, a inscrição está garantida. Mas desta vez será um pouco diferente.

Grávida de quatro meses, vai ter um companheiro ou companheira dentro da sua barriga durante o percurso. Nestes primeiros meses de gestação, conta que segue com seus treinos de corrida, musculação e pilates. Mas também teve dias em que acordou indisposta. O segredo, segundo ela, é respeitar os sinais do corpo.

“Pretendo persistir até o final, talvez diminuindo as cargas, mas me mantendo ativa e cheia de vida. Sei que minha saúde e meu bebê agradecem. Mas sempre por recomendação médica. Isso é muito importante”, diz Joselaine.

Ela descobriu a corrida há menos de dois anos. Participou da sua primeira prova da modalidade em 2022, ainda sem acompanhamento e treinos regrados. Na época, foi influenciada pelas colegas de trabalho. “Diziam fazer muito bem ao corpo e mente. Experimentei e nunca mais parei”, conta.

Para quem vai neste domingo participar de sua primeira prova, ela tem algumas dicas: “comece devagar, defina metas, ouça o seu corpo e divirta-se ao longo do percurso. Depois que você prova o que é a corrida, os benefícios que ela traz e as amizades que faz, nunca mais será a mesma pessoa”, diz.

Corrida como escape e mudança de hábitos

Henrique Walter

O empresário Henrique Walter, 30, encontrou na corrida uma atividade de escape durante a rotina e os desafios diários. Foi em 2022, quando assistiu à Maratona Internacional de Porto Alegre, que teve uma “virada de chave” na sua vida.

“Isso me motivou a tomar algumas decisões e mudar totalmente os hábitos que até então eu tinha. Decidi mergulhar sério nesse esporte. Logo comecei acompanhamento em assessoria esportiva e desde então venho colhendo grandes resultados. A corrida precisa de muita disciplina e constância para se ter resultados significativos”, diz.

No Circuito, vai participar da corrida de 10km. Prova que vai servir como auxílio no treinamento para concluir a sua primeira maratona em junho deste ano.

Etapa “Cidade das Flores”

Para a temporada 2024, cinco etapas estão programadas, o que inclui as cidades de Santa Clara do Sul, Estrela, Arroio do Meio, Marques de Souza e Teutônia. A primeira, em Santa Clara do Sul, contará com corridas de 3km, 5km e 10km; caminhada de 3km e 5km; ciclismo com trajeto único de 40km e corrida kids de 500m e 1km.

Em Santa Clara do Sul, a largada e chegada ocorrem no Parque Odilo Klein. No trajeto de 3km, a elevação será de 20 metros. O de 5km, a elevação é de 30 metros, enquanto nos 10km os atletas enfrentam uma elevação total de 90 metros.

Além do parque, os corredores passarão pela sede da prefeitura e mais alguns pontos turísticos da cidade, como as praças Santa Clara de Assis e Kanisio Aloysio Gabriel e o Parque Urbano da Revolução Federalista.

Neste ano, haverá premiação até o quinto colocado geral em todas as distâncias. Foram também criados o espaço kids e o espaço Mude 1 Hábito, da Unimed.

Novidade no decorrer da temporada passada, o café da manhã no meio do trajeto do ciclismo continua neste ano. Na primeira etapa, o café será servido na Pousada Rural Alto Arroio Alegre. No local, o proprietário possui um acervo de bikes.

Projeto “Cultura em Movimento”

Outra novidade fica para as apresentações de orquestras durante as provas. Na primeira etapa a apresentação fica por conta da Orquestra Municipal de Santa Clara do Sul. Em Estrela, a atração será da Banda Municipal de Estrela. A Schtena Big Band se apresenta em Arroio do Meio. Em Marques de Souza, será a Orquestra da Slan e a última apresentação, em Teutônia, será com a Orquestra Henrique Uebel.

O projeto cultural conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio de Girando Sol, Fasa, Metanox, Goemil e Baldo. É uma realização do Grupo A Hora e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Retirada dos kits

A retirada de kits ocorre no sábado, 23, na Mega Compra de Lajeado, entre 9h e 16h. Além disso, tem retirada no dia do evento, das 6h30min às 7h15min.

O Circuito dos Vales conta com o patrocínio de Omega Construtora, Mega Compra, Do Estoque, Imec, Uninter, Unimagem, Brasred, Unimed e Óticas Carol. O apoio é de Divine Chocolates, Padaria Bruxel e Importados da Laura.

Acompanhe
nossas
redes sociais