Há 20 anos, travesseiro escolhia nova corte

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, travesseiro escolhia nova corte

Por

O município escolhia sua nova corte de soberanas. Primeiro, as dez candidatas participaram de um coquetel na Escola Monsenhor Seger. Depois, o desfile ocorreu no Esporte Clube Travesseirense, como uma das tarefas da gincana municipal.

Para rainha foi escolhida Idaiana Schneider, da equipe Esquadrão. Elis Cristine Weizenmann para primeira princesa e Marcela Cristiane Spohr para segunda princesa, as duas eram da equipe Jucatra, que foi a grande vencedora da gincana. Como miss simpatia, Solange Delazeri, do grupo Maragatos, foi eleita.

Da esquerda para a direita, Solange, Marcela, Idaiana e Elis. (FOTOS: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

A rainha Idaiana

Westfälischefest comemorava aniversário da cidade

O prefeito Alcido Lindemann entregava o prêmio a Marlon Gausmann

A quarta edição do evento marcava os oito anos de emancipação de Westfália, que se separou de Imigrante e Teutônia em 1996. A primeira edição da Westfälischefest só ocorreu em 2001, ano em que o município foi instalado de fato.

Em 2004, um concurso foi promovido para a escolha do Hino de Westfália. Marlon Gausmann, de Teutônia, foi o ganhador e levou um prêmio de R$ 1,5 mil. A programação durava três dias e contemplou o encontro municipal de corais, apresentação do Westfälische Tanz Gruppe, torneio de pênaltis e bailes.

No último dia, ocorreu o momento mais aguardado, uma partida de futebol em que os jogadores usaram sapato-de-pau, o símbolo de Westfália. Além disso, foi exibido um teatro encenado no dialeto alemão do sapato-de-pau, chamado de Plattdüütsk.

Há 50 anos…
Parque esportivo da Olvebra

A antiga indústria de óleos vegetais Olvebra, de Lajeado, inaugurava um parque esportivo para o Grêmio Esportivo Olvebra. Naquela época, era comum que empresas e instituições tivessem equipes de futebol para disputar jogos amadores na cidade. Campeonatos envolvendo times da Souza Cruz, Olvebra, AABB, STR eram constantes.

Uma festa foi organizada para marcar a inauguração do novo complexo esportivo, que tinha um estádio iluminado, com quadra para jogos de salão. A estrutura logo receberia uma cobertura e seria transformada em um ginásio. O espaço também tinha copa, vestiários e canchas de bocha.

Naquele tempo, a Olvebra ficava localizada no que é hoje o entroncamento da ERS-130 com a Avenida Benjamin Constant, no bairro Montanha.

Enquanto isso (1974)…

Tentativa de sequestro da princesa da Inglaterra – Filha da rainha Elizabeth II, a princesa Anne estava no carro, junto do marido, do guarda-costas, da dama de companhia e do motorista. Durante a viagem pelas ruas de Londres, um carro cortou a frente e obrigou o veículo real a parar. Ao sair do carro, o guarda-costas foi baleado, assim como outros dois policiais que chegaram para ajudar. A ideia era sequestrar a princesa e exigir um resgate de milhões de libras. O autor do crime era Ian Ball, um jovem de 26 anos que sofria com doenças mentais. Ele foi preso na mesma noite e internado em um hospital psiquiátrico.

Hoje é

  • Dia Mundial da Água

Santo do dia: Santa Léia

Acompanhe
nossas
redes sociais