Eleição municipal altera comando do Codevat

política e cidadania

Eleição municipal altera comando do Codevat

Atual presidente, Luciano Moresco, comunica afastamento aos conselheiros. Reunião hoje na Univates define como será a substituição

Por

Eleição municipal altera comando do Codevat
Entre os projetos desenvolvidos pelo Codevat, está a geração de energia por meio dos dejetos da produção suína. (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Encantado definiu que o advogado Luciano Moresco será o pré-candidato a prefeito. Atual presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, ele comunicou a saída da função durante reunião nesta segunda-feira.

Organização que congrega todas as entidades da sociedade civil organizada da região, o Codevat tem como vice-presidente o empresário Ito Lanius. Devido a compromissos profissionais, a informação preliminar é que ele não pretende assumir o comando do Codevat.

Escolhido para liderar o conselho regional em 2020, durante a pandemia, Moresco foi reconduzido ao cargo em março de 2023. Pelo estatuto do Codevat, a próxima assembleia geral para escolha da diretoria ocorre no primeiro trimestre de 2025.

“Quando fui reeleito para o Codevat, deixei claro que existia a possibilidade de me afastar. Por mais que o estatuto do conselho não tenha restrição em termos de ser candidato e continuar à frente da entidade, penso que é mais correto sair para evitar qualquer relação entre a função de presidente com a de candidato”, diz Moresco.

Na próxima segunda-feira, está agendada uma reunião da diretoria do Codevat. O encontro ocorre na Univates. Na data, será definido a continuidade de projetos regionais, como a geração de energia por biogás, a partir dos dejetos de suínos, a cobrança dos depósitos da Consulta Popular, e o posicionamento frente a construção de sugestões para o plano de concessões do governo estadual.

Volta à Univates

O Codevat foi criado em 1991, por meio de uma construção coletiva de líderes locais, com destaque para a atuação da universidade. Até 2020, o escritório executivo ficava na Univates. Foram quase 30 anos de atuação dos docentes nas funções de liderança, de organização sistêmica do planejamento regional e também do custeio das despesas de operação.

Com a saída de Moresco, existe a possibilidade de uma assembleia extraordinária para um mandato “tampão”, até o primeiro trimestre de 2025, data da eleição. Neste caso, uma das hipóteses é o retorno do Codevat à Univates.

“Importante deixar claro, nunca mandamos o Codevat embora. A ideia era dar protagonismo ao conselho, para que pudesse se desvincular de uma grande marca como a da universidade. Se for decidido o retorno, não vejo problema”, diz o presidente da Fuvates (mantenedora da Univates), Ney Lazzari.

Importância do conselho

  • O Codevat foi a principal instituição a criar o conceito de Vale do Taquari no início década de 1990;
  • Foi por meio da organização regional que se demonstrou ao governo do Estado a existência de uma localidade distinta entre os Vales do Rio Pardo, Caí e Serra;
  • Como órgão consultivo, o Codevat foi responsável pelo surgimento de diversas entidades locais, incluindo a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e da Associação do Setor de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales);
  • A atuação do Codevat em defesa da região se reflete em iniciativas como o planejamento estratégico regional, a organização da Consulta Popular e o apoio a melhorias na infraestrutura, abastecimento de energia elétrica, saneamento básico e qualidade nos serviços de telefonia.

Acompanhe
nossas
redes sociais