Reviravolta em Estrela. João Braun (PP) é pré-candidato a prefeito

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Reviravolta em Estrela. João Braun (PP) é pré-candidato a prefeito

Por

Atualizado sexta-feira,
22 de Março de 2024 às 08:38

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O cenário pré-eleitoral mudou em Estrela. Vereador mais votado na eleição de 2020, João Braun (PP) é o mais novo pré-candidato a prefeito na cidade. A novidade foi confirmada nesta semana após intensas conversas entre ele e Valmor Griebeler (Republicanos), que até então era o pré-candidato a prefeito na ventilada coligação entre os dois partidos. E tem mais. Griebeler não vai compor chapa com o representante dos Progressistas. Não por menos, Braun já iniciou conversações com outros partidos – da situação e da oposição –, além de manter diversas agendas com líderes comunitários e empresariais da cidade. E ele está muito confiante.

Lajeado divulga normas para o contribuinte cobrar

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) assinou decreto que “estabelece normas para as eleições no ano de 2024 e dispõe sobre condutas vedadas no período eleitoral aos agentes da Administração Pública direta e indireta”. E, entre as novas regras, os servidores e funcionários estão impedidos de “ceder ou usar bens móveis ou imóveis da administração em benefício de candidato, partido político ou coligação, ressalvada a realização de convenção partidária; usar materiais ou serviços da administração ou por ela custeados em benefício de candidato, partido político ou coligação, que excedam as prerrogativas consignadas nas normas dos órgãos ou entidades que integram; prestar serviços ou ceder agente público para campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o agente estiver licenciado; fazer ou permitir uso promocional de distribuição de bens e serviços de caráter social, custeados ou subvencionados pela administração em favor de candidato, partido político ou coligação.”

PSD cresce em Teutônia

Partido do pré-candidato a prefeito, Renato Altmann, o PSD confirmou na quarta-feira a filiação do jovem vereador Luias Henrique Wermann, que dedeixar o Cidadania após o partido confirmar “federação” com PSDB em âmbito nacional. E não custa lembrar que, em solo teutoniense, o PSDB tem pré-candidato próprio a prefeito. No caso, o ex-prefeito Jonatan Brönstrup. Em tempo, o PSD também filiou o presidente da câmara de Teutônia, Jorge Hagemann, que deixou o PDT.

E a bandeira da “causa animal”?

A causa animal saiu vitoriosa no pleito municipal de 2020. Em Lajeado, Encantado e Estrela, o eleitor identificado com o tema elegeu três vereadoras que fizeram dos “pets” a principal bandeira em suas respectivas campanhas eleitorais. Nas duas principais cidades, inclusive, as parlamentares Ana da Apama (PP) e Andressa de Souza (MDB) foram as mais votadas entre dezenas de agentes públicos muito mais calejados e matreiros. Em solo estrelense, Tiane Cagliari (MDB) foi a sexta mais votada logo em um pleito recheado de experientes políticos. E a pergunta é: será que o fenômeno terá forças e fôlego para se repetir em 2024?

Vale do Taquari na Ugart

A Amturvales estará presente na 38ª Feira de Negócios Turísticos da União Gaúcha de Operadores e Representantes de Turismo (Ugart), que será realizada hoje e amanhã, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. Será a quinta participação seguida da entidade no valioso evento. Desta vez, com quatro estandes disponíveis para agências receptivas locais. Durante os dois dias, o espaço na capital gaúcha será palco de muito network, degustações gastronômicas, palestras e capacitações, e muitas rodadas de negócio. Uma oportunidade para vender o Vale.

TIRO CURTO

  • O Partido dos Trabalhadores (PT) não parece tão disposto a levar adiante a pré-candidatura de Denise Goulart a prefeita. E tudo indica que ela vai se limitar a uma vaga na câmara de vereadores.
  • Vereador em Progresso, Valmir Quevedo assinou com o PL. Ele pertencia ao quadro do PTB.
  • O Parque Ney Arruda será palco, hoje, do evento CineSolar, o “primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil”. A primeira sessão em solo lajeadense ocorre a partir das 19h.
  • O PSDB e o União Brasil de Teutônia realizam evento juntos na noite desta sexta-feira. A programação inicia às 19h30min, no CTG Porteira dos Pampas, em Canabarro. E conforme o convite, o ato servirá para “filiação partidária e mobilização para as eleições”, com a presença de “líderes estaduais” de ambas as siglas.
  • A madrugada de quinta-feira registrou rajadas de ventos de 88 km/h em Teutônia. Outras cidades também sofreram com os fortes ventos de ontem. E você, caro leitor, foi avisado dos riscos por alguma entidade/prefeitura/associação?

Olhar do Lucas

Nosso peregrino de todas as sextas-feiras encaminha imagem da belíssima cascata Santo Izidoro, localizada em Linha Santo Izidoro, no interior de Muçum.

Acompanhe
nossas
redes sociais