Santa Clara do Sul alicerça economia na diversificação

ENTREVISTA | A HORA BOM DIA

Santa Clara do Sul alicerça economia na diversificação

Para o prefeito Paulo Kohlrausch, a palavra “equilíbrio” defini o município

Por

Atualizado quarta-feira,
20 de Março de 2024 às 10:03

Santa Clara do Sul alicerça economia na diversificação
Paulo Kohlrausch, prefeito de Santa Clara do Sul (Foto: Pedro Rodrigues).
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município de Santa Clara do Sul completa nesta quarta-feira, 20, 32 anos de emancipação. Conforme o gestor, Paulo Kohlrausch, o município cresce de forma gradativa ao longo das mais de três décadas. Em 2005 houve uma ruptura com o modelo econômico. Em obras de infraestrutura já em andamento, Kohlrausch sinaliza o asfalto de Sampainho, asfalto de Nova Santa Cruz e o prolongamento da 9 de fevereiro. Estes investimentos superam R$ 12 milhões.

“Buscamos parcerias, recursos das esferas estadual e federal, projetos e assim vamos conseguindo proporcionar uma melhor estrutura, qualidade de vida para nossa população”. O orçamento para 2024 é de 43,5 milhões.

Na educação, o município vai receber, por meio de projeto, recursos de mais de R$ 4 milhões para a construção de mais uma escola de educação infantil para atender cerca de 200 crianças. Atualmente, 80% das escolas da rede municipal são de turno integral. “Palavra que define o município é o equilíbrio”.

Destaque para crescimento do agro. Na produção de leite, por exemplo, são em média 4,8 milhões de litros anuais vendidos (9,9 milhões de valor adicionado). A produção de frango, com 5,5 milhões de aves (37,8 milhões de valor adicionado), e suínos, cerca de 120 mil de animais por ano (43 milhões de valor adicionado). “O setor primário que subiu muito e representa 37% do valor adicionado”.

Além disso, a indústria se diversificou, com 1,4 mil pessoas trabalhando no setor calçadista. Já no setor têxtil, são 300 pessoas em operação e chegando a 1,5 milhão de peças produzidas por ano sendo exportadas para o México, Canadá e Austrália. Na construção civil, no ramo de serviços, empresas do município construindo prédios em outras cidades como Lajeado e Estrela, por exemplo, oferecendo mão de obra qualificada.

Programação de aniversário 

Além de Santa Clara, os municípios de Capitão, Colinas, Mato Leitão, Travesseiro e Sério também completam mais um ano de emancipação neste dia. Como parte da programação do mês de aniversário, desde o domingo, 17, o município realiza a 1ª Semana da Felicidade. O evento visa oportunizar experiências de felicidade e reflexões. A semana da felicidade é uma extensão do programa Santa Clara + Feliz, que é desenvolvido pelo município desde 2021 para atender a comunidade em geral. “A ideia é quebrar o preconceito pela busca de terapias individuais ou coletivas, além de diminuir o uso de medicamentos através de ações de terapias cognitivas e comportamentais e deu certo”.

De acordo com o gestor, através de levantamentos foi constatado que as buscas na unidade de saúde eram mais pela dor emocional e carência e o programa surgiu para buscar diminuir essa dor emocional por várias razões como, os avanços da tecnologia, redes sociais e, por fim, a pandemia. “Como base na psicologia positiva, criamos momentos e eventos de reflexão e possibilidades de percepção de satisfação para o indivíduo, trazendo uma nova visão para nossa comunidade”, destaca.

Kohlrausch reforça que são nove fatores que definem um grau para chegar a uma boa possibilidade de felicidade e, podemos citar, a segurança, uma boa gestão, menos corrupção, dentre outras. “O programa proporciona para as pessoas reflexão, meditação, caminhadas, exercícios para o físico e mente para garantir a possibilidade de felicidade. Hoje, temos uma cidade segura, alinhada, com parques, praças, desenvolvimento econômico, sem desemprego, crescendo em todos os aspectos, seja na agricultura, setor primário com crescimento de quase 50%, seja na indústria, entregas na UBS, educação de qualidade”.

Fórum da Felicidade

Como parte integrante da programação da 1ª Semana da Felicidade que ocorre até domingo, 24, nesta quarta-feira, a partir das 13h30min está programado o Fórum da Felicidade. Com cerca de 400 inscritos, o evento vai contar com duas palestras sendo uma com Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional da Felicidade e do psicólogo, terapeuta Jorge Trevisol. A entrada e participação é gratuita e vai ocorrer no Parque de Eventos Broenstrup.

Outras atividades

No domingo pela manhã, ocorre o Circuito dos Vales – Etapa Cidade das Flores, com mais de 1.400 inscritos e na tarde, piquenique no Parque Odilo Klein.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais