Os abraços e o “contragosto”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Os abraços e o “contragosto”

Por

Atualizado quarta-feira,
20 de Março de 2024 às 08:32

Não deveria ser assim, claro. De novo. A visita de um presidente da República, por si só, merece toda a atenção regional e o respeito por parte dos nossos representantes. Mesmo que seja “a contragosto”, como explicitou o prefeito Marcelo Caumo (PP) em suas redes sociais. Pois bem, e a contragosto ou não, os prefeitos das cidades beneficiadas com os recursos federais anunciados na sexta-feira posaram para fotografias ao lado de Lula. Um ato institucional e corriqueiro na política nacional – a contragosto ou não.

Apesar da natureza do momento, ao menos dois gestores municipais precisaram se explicar aos eleitores após fortes críticas referentes às benditas e naturais fotografias com o chefe máximo da nação. Mateus Trojan (MDB), em Muçum, e Danilo Bruxel (PP), em Arroio do Meio, não se arrependeram da foto. Mas estão incomodados com o “contragosto” provocado junto aos respectivos currais eleitorais. E não deveria ser assim, reforço.

Cooperativa fortalece ambiente cervejeiro

A terceira cooperativa cervejeira do Brasil está instalada no Vale do Taquari, no interior de Arroio do Meio. A CooperBeer já possui pouco mais de duas dezenas de cooperativados – o grupo é formado por profissionais de diversos setores da economia local – e lançou recentemente a cerveja Ethnias, cujos rótulos destacam o nosso potencial turístico regional e também enaltecem as mais diversas etnias responsáveis pela nossa colonização. Muito além do sonho do grupo de apreciadores da cerveja artesanal, a novidade surge para fortalecer ainda mais a busca pela consolidação de um polo cervejeiro na região, um movimento crucial ao desenvolvimento do turismo.

Pleito recheado de ex-prefeitos

A eleição em Cruzeiro do Sul promete mexer com os brios dos militantes. Por ora, claro, as informações são extraoficiais e nem tudo que rola nos bastidores será levado às urnas em outubro. Mas são cenários em discussão e com fortes probabilidades de avanços dentro dos respectivos diretórios. E o fato novo, que apimenta ainda mais um pleito já formado por dois ex-prefeitos – Rudimar Müller (PT) e Celso Marmitt (PP) –, é a possibilidade de outro ex-prefeito ingressar na concorrida disputa. No caso, o tucano Lairton Hauschild (PSDB), cotado para ser o candidato a vice-prefeito ao lado do representante do PT. Em tempo, o atual gestor João Dullius (MDB) – que foi vice-prefeito na gestão de Haushild – estaria cada vez mais inclinado a desistir da reeleição.

TIRO CURTO

– As coligações estão em constante construção no processo eleitoral da região. E tudo que fora dito e acordado até o momento entre alguns partidos pode ruir mediante os primeiros sinais de vaidade por parte de agentes públicos eleitos em 2020. Aguardemos!
– O Podemos de Estrela realiza encontro na sexta-feira no salão comunitário do bairro das Indústrias. Durante o evento, o vereador Márcio Mallmann será oficialmente apresentado ao grupo.
– Também em Estrela, há quem aposte na indicação de Márcia Scherer (MDB) para o posto de pré-candidata a vice-prefeita ao lado de Elmar Schneider (MDB). Mas, e dentro do próprio governo, tal possibilidade não parece fazer qualquer sentido. Nem mesmo os opositores acreditam em uma chapa pura do MDB. A maioria ainda aposta na manutenção de João Schäfer (PSD) no posto.
– Fato é que a posto de vice-prefeito de Estrela terá um peso muito maior a partir de uma eventual reeleição do prefeito Elmar Schneider. Afinal, é natural pensar que o próximo vice-prefeito estará credenciado a brigar pela prefeitura no pleito de 2028. Além disso, muitos acreditam na possibilidade de Schneider buscar uma vaga na assembleia legislativa em 2026.
– Ou seja, e até a confirmação oficial, o posto de pré-candidato a vice-prefeito da situação ainda será alvo de muitas especulações e estratégias durante os próximos meses.
– E por falar em candidato a vice-prefeito, o PP de Lajeado vai ter trabalho para contentar os coligados e – possíveis – novos parceiros em outubro. E, assim como em Estrela, o partido tem um olhar sempre atento e estratégico ao referido cargo.
– André Brito (PDT), o prefeito de Taquari, e Maneco Hassen (PT), o ex-prefeito de Taquari, ainda não sentaram para conversar. Enquanto isso não ocorrer, o risco de uma ruptura entre PDT e PT no governo taquariense seguirá vivíssimo nos bastidores da política local.
– Curiosidade. Com a eleição do empresário encantadense Ângelo Fontana para a presidência da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC/VT), a região alta passa a comandar duas importantes entidades representativas da nossa região. Além dele, Luciano Moresco (PT), ex-vereador e advogado em Encantado, é o presidente do Codevat.

Uma das tantas lutas de Bottoni precisa avançar

O jovem vereador Joel Bottoni (PSDB) partiu muito cedo. Aos 33 anos, o político de Encantado morreu na segunda-feira e deixa um legado de intensas lutas e reivindicações em prol da comunidade, com especial à localidade de Palmas, o seu chão. E é justamente em Palmas que o Estado decidiu instalar, em meados de 1998, uma praça de pedágio física e cruel. Um divisor de águas na história da região alta do Vale do Taquari, e que teima em perdurar durante os cinco anos e meio do governo de Eduardo Leite (PSDB). Bottoni partiu sem acompanhar o desfecho desta inexplicável injustiça. Mas com a certeza de que ajudou, e muito, na construção de um novo modelo para o bem-estar de todos os encantadenses. Um modelo que precisa avançar e sair logo do papel.

Aluguel à Festa à Fantasia

O governo de Lajeado publicou, no Diário Oficial Eletrônico, o custo do aluguel do Parque do Imigrante para a realização da Festa à Fantasia no fim de semana passado. De acordo com a publicação, a LMC Produção de Eventos Ltda pagou R$ 35,6 mil pela “locação de todas as dependências, incluindo o espaço externo, pavilhões 1, 2, 3 e 4, saguões 1 e 2 e a sala de administração, no período de 1º de março de 2024 a 21 de março de 2024”.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais