Polícia apreende em Lajeado arma capaz de derrubar aeronaves e tanques

lança-foguetes

Polícia apreende em Lajeado arma capaz de derrubar aeronaves e tanques

Descoberta do armamento de guerra foi feita na segunda-feira, 18, no bairro Hidráulica, durante operação estadual contra homicídios

Por

Atualizado terça-feira,
19 de Março de 2024 às 12:11

Polícia apreende em Lajeado arma capaz de derrubar aeronaves e tanques
Foto: Polícia Civil/Divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Polícia Civil apreendeu um lançador de foguetes, arma de guerra capaz de derrubar aeronaves e tanques, em residência no bairro Hidráulica, em Lajeado. O armamento de guerra foi encontrado em uma residência, usada como depósito pela organização criminosa. A descoberta foi feita durante operação estadual contra homicídios na segunda-feira, 18. Acredita-se que o grupo usaria o lançador de foguetes para intimidar traficantes rivais.

O resultado da “Operação Efeito Colateral”, conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foi divulgado na manhã desta terça, 19. Além do lançador de foguetes, as autoridades confiscaram outros armamentos, incluindo um fuzil de calibre 556 com alto poder de fogo, uma pistola e dois revólveres.

As armas são atribuídas a uma facção criminosa do Vale do Sinos, que expandiu atividades pelo estado por meio do tráfico de drogas. O grupo está ligado aos conflitos que contribuíram para o aumento dos homicídios em Caxias do Sul nos últimos meses.

As investigações iniciaram na região da Serra, visando combater os homicídios locais. Uma equipe da 6ª Delegacia de Homicídios de Porto Alegre, que reforçou as operações em Caxias do Sul, conseguiu localizar um dos esconderijos utilizados pela facção criminosa para armazenar armas. A suspeita era de que esse depósito servisse como ponto de abastecimento para a facção na região.

Os policiais, ao identificarem o local exato, foram até a residência no bairro Hidráulica, onde encontraram inicialmente outras armas antes de descobrir o lançador de foguetes. A ausência do míssil, a munição disparada pelo lançador, levanta questionamentos sobre se os criminosos tinham acesso a essa munição ou se a arma era usada apenas como forma de intimidação.

A origem do armamento e os responsáveis por depositá-lo no local ainda estão sob investigação pelas autoridades policiais. O Exército Brasileiro será informado sobre essa apreensão, já que o uso é exclusivo das Forças Armadas.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais