Criação da guarda municipal retorna para pauta da sessão em Lajeado

CÂMARA DE VEREADORES

Criação da guarda municipal retorna para pauta da sessão em Lajeado

Líder de governo, Mozart Lopes, articula votação do projeto para esta terça-feira, 19. Texto será analisado em conjunto com 15 emendas e precisa ser analisado até o dia 26 de março

Por

Atualizado terça-feira,
19 de Março de 2024 às 09:47

Criação da guarda municipal retorna para pauta da sessão em Lajeado
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado

Pela primeira vez desde que foi desarquivado em fevereiro deste ano, a criação da guarda armada municipal integra a ordem do dia da câmara de Lajeado para a sessão desta terça-feira, 19.

O texto encaminhado pelo governo em conjunto com 15 emendas precisa ser votado até o dia 26 de março para não “trancar a pauta” do Legislativo, uma vez que há um pedido de análise em regime de urgência feito pelo prefeito Marcelo Caumo.

Nos bastidores, o líder de governo Mozart Lopes (PP) articula a possibilidade de votação ocorrer nesta terça-feira. Para isso, o projeto precisa ter, ao menos, oito dos 15 votos favoráveis. Há resistência entre vereadores da base governista. Por outro lado, há oposicionistas que sinalizaram aceitação ao modelo.

A criação da guarda municipal foi retomada na metade do ano passado, com o encaminhamento da proposta para a câmara de vereadores. Após debates, reuniões e até um seminário feito pelo Grupo A Hora, o tema não avançou e foi arquivado ao final de 2023. Entre os questionamentos mais recorrentes estão o porte de arma, o aproveitamento de todos os agentes de trânsito para a guarda municipal e o custo total com a implantação do serviço.

LEIA TAMBÉM:
– Lajeado poderá ter guarda municipal e departamento de trânsito

– Com prazo no fim, criação da guarda armada segue indefinida


O que mais está em pauta

Outros projetos que já tramitam na câmara há mais tempo também estão na ordem do dia desta terça-feira. Um deles é a proposta de ressarcimento das faixas de alargamento de vias e institui a transferência do direito de construir. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, com a ampliação da estrutura de vias com a Avenida Benjamin Constant, no bairro Montanha.

Será analisada ainda a criação do Parque Natural Municipal, uma área de 110,77 hectares em Alto Conventos e que conta com recursos da CCR ViaSul, como contrapartida pelo impacto com as obras de duplicação da BR-386.

A sessão inicia as 17h e terá transmissão nos canais oficiais da Câmara de Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais