Avanço da tecnologia cruza dados e detecta irregularidades com o Fisco

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Avanço da tecnologia cruza dados e detecta irregularidades com o Fisco

Prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda vai até 31 de maio. Contadores alertam para a integração de sistemas de fiscalização

Por

Avanço da tecnologia cruza dados e detecta irregularidades com o Fisco
Foto: Divulgação
Brasil

Com a abertura do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024, na sexta-feira, 15, parte dos contribuintes aproveitou o fim de semana para acertar as contas com o Leão. A Receita Federal recebeu 2,24 milhões de declarações até o domingo, o que equivale a 5% das 43 milhões esperadas pelo Fisco.

O prazo de entrega da declaração vai até as 23h59min59s de 31 de maio. Conforme a Receita, o prazo foi ampliado para que os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida. O modelo é enviado duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, planos de saúde e instituições financeiras.

Organização anual

Sócia da Schumacher Contabilidade e assessoria, Cristiana Schumacher orienta os contribuintes a manterem uma rotina de organização nos documentos para evitar transtornos na hora de preencher a declaração. Segundo ela, o primeiro passo é verificar, na soma dos informes de rendimentos, se precisa declarar ou não, além de organizar as movimentações financeiras realizadas em 2023.

“É preciso pensar em tudo que movimentou, incluindo compras e vendas de veículos e imóveis. Guardar as cartas de corretagem de ações e outros comprovantes de gastos ou rendimentos.”

Lembra que hoje é impossível “esconder” informações da Receita Federal, diante do avanço da tecnologia utilizada na fiscalização. “O Fisco recebe informações de vários outros órgãos, públicos e privados. Se a pessoa não declarar algum rendimento, acaba caindo na malha fina.” Cair na malha fina da Receita Federal significa que a declaração ficará retida, seja por algum erro, como um valor incorreto, um rendimento omitido, informações cadastrais erradas ou até mesmo por uma análise de possível fraude. “É fundamental manter os documentos guardados por no mínimo cinco anos, porque, caso a pessoa caia na malha fina, precisa apresentar os documentos impressos.”

Cristiana afirma que boa parte dos contribuintes tem o hábito de deixar para a última hora a organização da declaração. Segundo ela, nesses casos, mesmo com a ajuda dos profissionais da contabilidade, a chance de algum erro é maior. “A principal dica é se organizar ao longo do ano para ter menos dor de cabeça na época da declaração.”

Imposto Solidário

Presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos de Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), Luciano Muller destaca mecanismo que permite a doação de parte do imposto devido fundos do Idoso e da Criança e Adolescente. A opção é permitida para contribuintes que optam pela declaração completa, que podem destinar até 6% do valor, sendo 3% para cada fundo.

“É uma doação de suma importância, sem custo para o contribuinte, que pode escolher a cidade onde o recurso será aplicado. São valores que ficam na região”, destaca. Segundo ele, o profissional da contabilidade pode oferecer a melhor orientação para utilizar o mecanismo.

Acompanhe
nossas
redes sociais