Há 20 anos, projeto do Santuário da Santinha do Perau era presentado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, projeto do Santuário da Santinha do Perau era presentado

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Autoridades apresentavam um novo projeto turístico para Encantado, a construção do Santuário da Santinha do Perau, um paradouro às margens da RS-130, entre os bairros Palmas e Lajeadinho.

A apresentação ocorreu no Clube Comercial de Encantado. O secretário da Indústria, Comércio e Turismo da cidade, Evaldo Lang, presidia a comissão pró-construção.

Na época, já havia um paradouro no local, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, onde uma imagem estava exposta há anos. A origem da santa no local era desconhecida, mas moradores antigos relatavam que a imagem tinha sido colocada sob uma rocha em meados de 1940.

Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Apesar das tratativas para a construção do santuário, o projeto nunca saiu do papel. Ainda hoje, no local, a santa é homenageada numa pequena estrutura, ao lado das rochas, na rodovia.

De Estrela para o Garota Verão

A estrelense Letícia Beatriz Birck, de 17 anos, era uma das concorrentes do antigo concurso Garota Verão. Aquela era a 22ª edição do evento e chegava à etapa final, realizada em Capão da Canoa, após as eliminatórias municipais e regionais.

Na época, cinco ônibus saíram de Estrela para torcer por Letícia no litoral. Cerca de um mês antes, a jovem tinha sido eleita Garota Tricolor 2004, concurso realizado pelo Grêmio. Naquele ano, Letícia seria a representante oficial do clube para eventos e peças publicitárias.

A primeira edição do Garota Verão ocorreu em 1983, quando Marisa Brandão levou o título. Naquela época, os desfiles ocorriam em casas noturnas e clubes de Porto Alegre. Desde 1986, uma passarela era montada todo verão em meio à praia de Capão da Canoa para o desfile da grande final.

Em 2004, ao todo, seriam 80 selecionadas para a final. Naquele ano, a vencedora foi Eliza Justo. Como 1ª princesa ficou Sabrina Spode e como 2ª princesa, Paula Garbuyo.

Há 50 anos…
Ernesto Geisel assumia a presidência do Brasil

O Jornal Nova Geração de Estrela publicava uma edição inteiramente voltada ao novo presidente da República, empossado em 15 de março de 1974, no período da Ditadura Militar. Nascido em 1907, na cidade de Bento Gonçalves, era filho de um imigrante alemão e de uma estrelense, Lydia Beckmann, filha do pastor da comunidade.

Os vínculos do político com Estrela eram enaltecidos na época, já que todos os irmãos mais velhos de Geisel nasceram no município (inclusive Orlando Geisel, que anos mais tarde se tornou Ministro do Exército). Depois, a família se mudou para a Serra Gaúcha.

Quando o casal Geisel vinha a Estrela, em geral, em datas comemorativas, ficavam hospedados na casa de Augusto Markus, pai de Lucy, na rua Marechal Floriano, próximo ao antigo Cine Guarany. (Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Em 1974, o escrivão aposentado de Bento Gonçalves, Redovino Bertolin, dava seu depoimento sobre o caso: “Lydia estava grávida e o marido queria que a criança nascesse em Estrela. Quando se aproximou o dia, Augusto mandou buscar a diligência, mas demorou demais e Ernesto acabou por nascer em Bento Gonçalves.”

Anos mais tarde, Geisel casou com sua primeira prima, Lucy Markus, filha de Ruth Beckmann e Augusto Markus (este sendo inclusive prefeito de Estrela em três mandatos diferentes). A filha de Ernesto, Amália Lucy, também nasceu em Estrela.

À época da posse de Geisel, uma comissão de estrelenses da Arena (antigo partido político, que estava no poder durante a ditadura) participava de uma audiência com Geisel. O principal pedido era a aceleração das obras do futuro entroncamento rodo-hidro-ferroviário (Porto de Estrela, que começou a ser construído em 1976). Aquela foi a primeira audiência oficial no mandato de Geisel.

Naquele tempo, a Revista Manchete descreveu Geisel aos seus leitores: “Um homem discreto, estudioso, calado, correto e digno foi escolhido pelo Congresso para governar o Brasil. Os adversários poderão questionar o processo de sua escolha: se foi (ou não) democrático. Jamais poderão questionar a competência e dignidade do escolhido.”

Sábado é

  • Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
  • Dia Nacional do Ouvidor
  • Dia do Agente Penitenciário Federal
  • Dia do Médico Clínico

Santo do dia 16: Santa Eusébia

Domingo é

  • Dia do Agente Funerário

Santo do dia 17: São Patrício

Acompanhe
nossas
redes sociais