Plano cobra transporte público mais eficiente e alternativas aos carros

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Plano cobra transporte público mais eficiente e alternativas aos carros

Documento inclui quatro eixos, focados no motorista, no pedestre, no transporte coletivo e no trânsito. Projeto foi avaliado pelo Fórum das Entidades e deve ser revisado em até 10 anos

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Atualizado segunda-feira,
18 de Março de 2024 às 18:51

Plano cobra transporte público mais eficiente e alternativas aos carros
Plano busca alternativas para crescimento populacional e da cidade, a fim de suprir demandas da comunidade. (Foto: BIBIANA FALEIRO)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Depois de cinco anos desde o início da elaboração, o Plano de Mobilidade Urbana de Lajeado foi aprovado na Câmara de Vereadores. A votação ocorreu na sessão de terça-feira, 12. O documento é um conjunto de regras, ações, projetos e outras normativas para garantir a acessibilidade e integração, além de ordenar a circulação de pessoas e veículos em áreas de domínio público.

O plano foi elaborado a partir de um estudo técnico e era debatido desde 2021 entre vereadores e líderes de associações. O documento possui 25 páginas e reúne 95 artigos.

Ao todo, são 10 capítulos e quatro eixos: educação para a mobilidade urbana; modos não motorizados, com foco no pedestre, calçadas e ciclistas; modos motorizados, para estimular o uso do transporte coletivo como ônibus; e sistema viário, a fim de viabilizar a segurança, com a execução de projetos viários e intervenções geométricas e de engenharia de tráfego.

Demandas

O Plano de Mobilidade Urbana foi trabalhado no Fórum das Entidades de Lajeado, que fez a revisão do documento, a pedido do Executivo. Um Grupo de Trabalho foi criado em maio de 2022 e, em agosto daquele ano, o plano foi devolvido ao município, com observações.

Integrante do Fórum, Eduardo Gravina diz que o projeto surge devido a uma necessidade da cidade ter um plano de mobilidade para ter acesso a recursos do governo federal. Segundo ele, havia um prazo inicial para que fosse apresentado, e a data foi prorrogada devido a pandemia, entre outros fatores.

“O documento traça diretrizes de estudos e serviços necessários para que se melhore ou se mantenha a mobilidade, à medida que os centros urbanos vão crescendo”, reforça Gravina. Com isso, o poder público apresenta demandas, como investimento em transporte, acessos e infraestrutura em geral.

Conforme Gravina, esse crescimento populacional exige estudos e avaliações constantes para que as ações sejam preventivas e não corretivas.

Desafios

No Plano de Mobilidade, o principal desafio é absorver todas as demandas dentro da estrutura de funcionários da prefeitura. Para Gravina, o desafio é implantar soluções que atendem às reais necessidades da população, como sistemas de transporte público eficientes e meios de transporte alternativos para diminuição da quantidade de carros e engarrafamentos.

“Este plano, além de ajudar a administração nos caminhos que deve seguir para que a mobilidade urbana não seja um gargalo da cidade, permite ao poder Executivo a busca por recursos específicos para pôr em prática as mudanças necessárias”.

Hoje, o centro de Lajeado concentra o maior fluxo de pessoas, devido às empresas que geram empregos e outra demanda é encontrar soluções para o deslocamento para a região central.

O Executivo vai divulgar o Plano de Mobilidade Urbana por meio de uma cartilha ilustrativa e com textos breves sobre os conteúdos. O plano deve ser revisado em um prazo não superior a 10 anos após sua entrada em vigor.

Ações à mobilidade

  • No caso de novas calçadas ou reformas, deverá ser considerada a implantação de rampas;
  • Requalificação das calçadas existentes, preferencialmente nos eixos comerciais e áreas institucionais;
  • Incentivo ao desenvolvimento científico-tecnológico e ao uso de energias renováveis e menos poluentes;
  • Implantação de faixas elevadas para travessia de pedestres nos cruzamentos viários que apresentem fluxo significativo;
  • Construção de calçadões de uso exclusivo dos pedestres;
  • Ampliar a infraestrutura de apoio ao modo cicloviário com instalação de bicicletários, paraciclos, sinalização de trânsito e pontos de apoio ao ciclista;
  • Viabilizar a implantação do sistema de bicicletas compartilhadas, com objetivo de inseri-la como modo de transporte, além da prática esportiva;
  • Estudar a implantação de corredores exclusivos e/ou faixas exclusivas para o sistema de transporte coletivo por ônibus;
  • Criação de bolsões de estacionamento coletivo destinados aos veículos leves, localizados nos parques municipais e áreas de uso comum. 

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