Há 20 anos, novos religiosos chegavam em Arroio do Meio

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, novos religiosos chegavam em Arroio do Meio

Por

O padre Joaquim Wendland assumia a direção do Seminário Sagrado Coração de Jesus da cidade. O antigo padre da comunidade, João Alberto Konzer, Beto, tinha deixado o posto em janeiro, rumo ao Mato Grosso. Wendland era natural de Sinimbu e, até então, atuava na Paróquia de Arvorezinha.

Também chegava a Arroio do Meio, o frei Benício Warken. Conforme reportagem da época, ele atuaria em um Seminário Franciscano, no bairro São José. Ele era natural de Não-Me-Toque, estudou nos seminários de Taquari e Daltro Filho, também em Minas Gerais e até na Colômbia. Foi professor da PUCRS e estava há 15 anos no Mato Grosso do Sul.

Padre Joaquim Wendland

Frei Benício Warken

Vitória do Lajeadense

O jogo, disputado no antigo Estádio do Florestal, era o primeiro da temporada, na Segundona Gaúcha. O Alvi-azul venceu a Associação Garibaldi por 1×0. O único gol da partida saiu aos 40 minutos do segundo tempo.

Na época, mais de 800 torcedores acompanharam o jogo. O momento era significativo, já que, poucos dias antes, o Lajeadense corria o risco de ficar de fora da temporada devido às dívidas do clube.

Há 50 anos…
Lajeado sem acesso à televisão

A administração municipal iniciava a cobrança da chamada Taxa de Televisão para arrecadar verbas para a manutenção do serviço. Na época, o contrato com a empresa concessionária já tinha acabado há cerca de dois anos e Lajeado se encontrava numa incerteza quanto ao contínuo funcionamento das antenas repetidoras. Conforme a reportagem, a cidade poderia ficar sem sinal de televisão a qualquer momento.

As antenas tinham sido instaladas em 1967 (ano que o tufão devastou a cidade e tiveram de ser refeitas) e davam acesso a três canais. O problema, na época, era que os postes que sustentavam as antenas, conforme reportagem, estavam em situação precária e poderiam cair a qualquer momento.

Enquanto isso (2004)…

Atentado terrorista em Madri – Três dias antes das eleições gerais espanholas, um ataque terrorista deixou 193 mortos e outros 2 mil feridos na capital da Espanha. Ao todo, dez bombas explodiram em quatro trens de Madri. A Al Qaeda assumiu a autoria do atentado. Foi o ataque que mais causou mortes no continente europeu.

Enquanto isso (1974)…

Retomada do Parque Ibirapuera – Vinte anos depois de sua inauguração, o espaço do Ibirapuera seria transformado em parque mais uma vez. A área tinha sido deixada de lado depois da comemoração dos 400 anos de São Paulo, em 1954, e o governo pretendia recuperar o espaço. Hoje, o Ibirapuera é, de fato, o parque mais famoso de toda a América Latina.

Hoje é

  • Dia do Bibliotecário
  • Dia Mundial Contra a Cibercensura
  • Dia Mundial do Glaucoma

Santo do dia: São Luís Orione

 

Acompanhe
nossas
redes sociais