Guarda Municipal (ainda) sob análise

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Guarda Municipal (ainda) sob análise

Por

O debate sobre a proposta de implantação de uma guarda municipal armada em Lajeado já se arrasta há cinco anos. Em 2019, e ainda durante o primeiro mandato do prefeito Marcelo Caumo (PP), o Executivo finalizava a primeira minuta para o projeto de lei. Em março de 2020, a matéria foi protocolada pela primeira vez no Legislativo. Desde então, o que se viu foi uma quase ausência de debates públicos, uma pandemia, uma eleição, dois “arquivamentos” e dois “desarquivamentos”, uma pá de emendas frágeis e muita embromação por parte de vereadores – da situação e oposição – e de agentes da própria administração municipal. Doa a quem doer, essa é a verdade. E hoje, mais uma vez, a matéria não vai à votação no plenário da câmara. A escusa, claro, é a mesma dos últimos meses: tempo para analisar. Ora, pelo sim ou pelo não, já passou a hora de votar. E depois é vida que segue.

Mais trocas em Teutônia

Além da filiação dos vereadores Luias Wermann (Cidadania) e Jorge Hagemann (PDT) ao PSD em Teutônia, o vereador Claudiomir de Souza é cotado para trocar o União Brasil (UB) pelo Podemos. Com a mudança, o agente público seguiria na base aliada do prefeito Celso Forneck (PDT). Mas ele afirma que ainda avalia proposta do Republicanos e não descarta ficar no próprio UB. Também estão previstas trocas de partidos por parte de Hélio Brandão (ex-PTB) e Valdir Griebeler (PSDB).

 

Lula vem. E com Maneco

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Lajeado passa pela articulação de Emanuel Hassen de Jesus, o popular “Maneco”, ex-prefeito de Taquari, ex-presidente da Famurs e atual Secretário Institucional da Secom do governo federal. É mais uma prova da capacidade de articulação do petista taquariense e que lhe coloca em uma posição de ainda mais destaque dentro do PT gaúcho. Maneco, é bom que se diga, já foi citado como possível candidato a governador pelo ex-governador Tarso Genro (PT). E ele também tem chances de assumir, em janeiro de 2025, uma cadeira na assembleia legislativa, caso os titulares e demais suplentes assumam como prefeito no ano que vem.

PSD x MDB em Estrela

A relação de alguns agentes políticos ligados ao PSD com líderes do MDB e da base governista segue turbulenta. Faz poucos meses, os representantes do PSD – partido do vice-prefeito João Schäffer – se manifestaram nos bastidores acerca das secretarias municipais repassadas ao PL. Desta vez, o mal-estar é com vereadores emedebistas e tem como pano de fundo a origem dos recursos para a quadra coberta do ginásio no bairro Pinheiros. Ambos os partidos estariam “reivindicando a criança”. E isso é ainda mais impactante em ano eleitoral, é claro.

PP x PSDB em Encantado

Progressistas (PP) é a nova sigla da suplente de vereadora de Encantado, Daiane Bergamaschi, que conquistou 209 votos em 2020. Ela confirmou filiação no fim de semana e posou para foto ao lado do provável candidato a prefeito, Paulo Costi (PP). Com a mudança, Daiane, que foi Rainha do Município em 2017, deixa o PSDB do prefeito Jonas Calvi e fortalece a oposição em ano eleitoral.

Pavimenta RS contempla 25 cidades do Vale

O governo estadual, por meio do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, o estrelense Carlos Rafael Mallmann (União Brasil), anuncia amanhã os 242 municípios gaúchos contemplados no Programa Pavimenta 2. O evento de divulgação dos beneficiados inicia às 10h, no Salão Negrinho do Pastoreiro do Palácio Piratini. E há muita expectativa no Vale do Taquari, onde 25 cidades serão contempladas. Os valores e detalhes serão todos divulgados nesta quarta-feira.

Dal Cin ainda não assinou

Vereador eleito pelo PSDB em 2020, Márcio Dal Cin (MDB) participou do encontro do MDB em Lajeado na semana passada, discursou como novo “soldado” do partido, confirmou apoio aos propósitos da sigla, mas, e diferente do publicado neste espaço, ainda não assinou oficialmente a ficha no novo partido. Porém não se preocupem: o ato vai ocorrer nos próximos dias.

Nova prefeita e novo presidente

A cidade de Encantado terá uma prefeita e um presidente da câmara de vereadores interinos nos próximos quatro dias. No Executivo, Jonas Calvi (PSDB) está de férias e, como ele não possui vice-prefeito, quem assume o comando é a chefe do Legislativo, Sandra Vian (PSDB). E quem assume a presidência do plenário é o vereador Diego Pretto (PP), que é oposição.

 

 

 

TIRO CURTO

  • O auditório do Tecnovates, em Lajeado, será palco do evento Kick Off Startup Lab na Região dos Vales, com participação do Diretor Adjunto da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Bernardo Leso. Ele vai falar sobre “Metodologia do Programa Startup Lab”. Também haverá painel com Daniel Moreira, Head de Inovação do Hospital São Lucas, e Geraldo Aguiar, Head de Inovação do Hospital Ernesto Dornelles. O evento ocorre hoje, a partir das 14h.
  • ]Muito boa a iniciativa do governo de Encantado com o projeto “Turistando com a comunidade”. O pontapé inicial da proposta levou funcionários de postos de combustíveis e taxistas para conhecer diversos pontos turísticos da cidade. E é bom lembrar: os profissionais costumam atuar como verdadeiros guias em cidades mais habituadas ao turismo
  • Seis meses após a trágica enchente de setembro de 2023, o governo estadual publicou a portaria que institui o programa “A Casa É Sua – Calamidades”. O objetivo é “promover a política habitacional de emergência, com unidades habitacionais permanentes, em municípios com situação de calamidade pública reconhecida”. As casas serão adquiridas pelo Estado, e os municípios do Vale do Taquari mais afetados pelas enchentes serão os primeiros a serem atendidos.
  • A câmara de Lajeado avalia um importante projeto de lei na tarde/noite desta terça-feira. Em debate – e talvez em votação -, a inovadora proposta de um Plano de Mobilidade Urbana ao principal e mais populoso município do Vale do Taquari. A sessão inicia às 17h. E vale a pena acompanhar.

Acompanhe
nossas
redes sociais