Lula retorna a Lajeado após 26 anos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lula retorna a Lajeado após 26 anos

Por

O governo federal confirmou para a próxima sexta-feira a vinda do presidente da República a Lajeado. E não será a primeira vez. Luís Inácio Lula da Silva esteve na cidade em 1998, durante a campanha para as eleições gerais. Lula era o candidato do PT a presidente e estava acompanhado do então candidato a vice-presidente, o saudoso Leonel Brizola (PDT), e do então candidato a governador do RS, Olívio Dutra (PT). Em solo lajeadense, o líder máximo da esquerda nacional concedeu entrevista coletiva no shopping, realizou carreata e comício no centro, e foi recepcionado por diversas figuras públicas da região.

Entre eles, o ex-deputado federal, Ênio Bacci, e os ex-deputados estaduais Heron de Oliveira e Luís Fernando Schmidt.

Há 26 anos, a pauta era o pleito nacional e a tentativa de evitar a reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Desta vez, Lula vem prestar contas após seis meses da maior tragédia natural do Vale do Taquari. E certamente vai ouvir muitas cobranças por parte de ribeirinhos e, também, de empresários atingidos pelas cheias.

 

 

 

Que história é essa, CCR Viasul?

A CCR Viasul anunciou a paralisação das obras de duplicação entre Marques de Souza e Lajeado até o dia 15 de abril. Mas que história é essa? Como assim, Antt? Quem eles pensam que são para suspender a obra e seguir cobrando pedágio de quem entra e de quem sai do Vale do Taquari?

Surpresas na Festa a Fantasia?

Além de um revigorado Parque do Imigrante, que passou por um processo de readaptação interna da estrutura para receber eventos com até 10 mil pessoas, a 31ª Festa a Fantasia de Lajeado também pode ser o palco de novos encontros na política local. Há quem aposte que o desembaraço, a camaradagem e a descontração do evento podem servir de combustível para novas amizades e também para apaziguar relações entre agentes públicos eleitos em lados opostos em 2020. Aguardemos!

Quatro secretários e três vereadores

O Partido Liberal (PL) de Estrela vai confirmar na semana que vem a filiação dos vereadores Luís Fernando Kalsing (ex-PTB) e Humberto Canigia (Republicanos). O ato ocorre durante o evento “Encontro da Direita da Região dos Vales”, agendado para o dia 14 de março, às 19h22min, no Estrela Palace Hotel. Portanto, e além das secretarias da Fazenda, Assistência Social, Agricultura e Administração, o PL contará com três representantes no Poder Legislativo municipal – hoje a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro conta com só um vereador, Adriano “Pida” Scheeren.

MDB cresce ainda mais nos plenários

O MDB vai crescer nos plenários durante a janela de transferências partidárias. Em Lajeado, por exemplo, o partido já filiou o vereador Márcio Dal Cin, que deixa o PSDB após diversos embates internos com tucanos bem mais alinhados ao governo municipal. Em Estrela, a sigla já conquistou a vereadora Tiane Cagliari, ex-PV, e deve anunciar em breve a filiação de Douglas Daroit. Em Teutônia, o vereador Valdir Griebeler (PSDB) estuda proposta do diretório emedebista.

Homenagem a Moesch

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do RS estava lotado no fim da tarde dessa quinta-feira durante a cerimônia de descerramento da fotografia do Desembargador Francisco José Moesch na Galeria dos ex-Presidentes do TRE. Na oportunidade, o estrelense também recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral Moysés Antunes Vianna, maior honraria da Justiça Eleitoral gaúcha.

TIRO CURTO

  • Em Encantado, há quem aposte em troca de partido por parte dos vereadores Roberto Salton, do PDT, Marino Deves, do PP, e também da suplente Daiane Bergamaschi (PSDB).
  • Até o início da semana, o governo de Estrela já havia arrecadado R$ 2,7 milhões com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
  • Também em Estrela, o ex-secretário de Agricultura Avalício Wille (MDB) foi nomeado para exercer “Cargo em Comissão de Coordenador, CC-6, da Secretaria Municipal da Agricultura”. O mesmo ocorreu com a ex-secretária da Saúde, Regiane Möllmann.
  • O Ministério Público instaurou Procedimento Preparatório para “apurar a adequação da taxa de iluminação pública de Lajeado”.
  • Ainda em Lajeado, o PSDB e o PL são cotados para indicar o candidato a vice-prefeito em uma eventual coligação com o PP na majoritária. Mas não há nada certo. Inclusive há quem aposte em uma nova chapa pura do PP, e até mesmo em uma inusitada, inédita e surpreendente coligação.
  • No dia 15 de março ocorre o 1º Fórum Técnico Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas com o tema “Eventos Climáticos Extremos, Segurança Hídrica e a governança das águas”. O evento será na UCS, em Caxias do Sul, e contará com a presença de Júlio Salecker, representante regional no comitê da bacia, e também do prefeito de Muçum, Mateus Trojan (MDB).
  • Vereador e pré-candidato a prefeito de Estrela, João Braun (PP) pediu mais informações sobre a suposta emenda do deputado federal Pompeo de Matos (PDT), que segundo o governo municipal foi utilizada para a contratação do show do Padre Alessandro Campos.

Acompanhe
nossas
redes sociais