Há 20 anos, galeria dos prefeitos era reinaugurada

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, galeria dos prefeitos era reinaugurada

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma solenidade marcava a reinauguração da chamada galeria dos prefeitos de Estrela, um acervo de quadros dos antigos chefes municipais. Em 2004, eram cerca de 20 fotos.

A primeira da série de retratos ilustrava o intendente Joaquim Alves Xavier, que administrou a cidade entre 1892 e 1893. Os quadros, antes da restauração, ficavam no Salão Nobre da prefeitura. Desde 2004, a galeria está exposta no segundo andar do prédio, onde se encontra até hoje.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Morria o escritor Décio Freitas

Aos 81 anos, morria, no dia 9 de março de 2004, o escritor e historiador Décio Bergamaschi Freitas. Nascido em Encantado, em 1922, era filho de Décio Oliveira Freitas e Catarina Bergamaschi Freitas.

Ao longo da vida, atuou como jornalista, advogado, professor universitário e procurador federal. Publicou 16 livros e foi escolhido como patrono da 45ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, em 1999.

Freitas se mudou para a capital gaúcha ainda na juventude, para estudar. Se formou em direito na Uergs e entrou para o Partido Comunista Brasileiro. No período da Ditadura Militar, se mudou para o Uruguai, onde cursou história na Universidade de Montevideo.

Foi nesse período também que escreveu seu livro Palmares. Um dos principais estudiosos da escravidão brasileira, fez sua pesquisa de forma clandestina durante o regime.

Freitas foi sepultado no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. Na época, o governador Germano Rigotto chegou a se manifestar sobre a morte do escritor, assim como Vieira da Cunha, então presidente da Assembleia Legislativa. O município de Encantado decretou luto oficial de três dias.

Há 50 anos…
Mais Bela Teuto-Brasileira de Lajeado

O concurso era estadual, em comemoração aos 150 anos da imigração alemã no Brasil, e cada município escolhia a sua candidata. Poderiam concorrer jovens com pelo menos 16 anos e descendentes de alemães.

Em Lajeado, as candidatas eram Silvana Matte, Lilian Morschbächer, Lizete Bohrer e Margareth Hüffner. Na ocasião, foi eleita Margareth, filha do então prefeito Alípio Hüffner.

Lilian Morschbächer

Lizete Bohrer

Margareth Hüffner

Silvana Matte

Sábado é

  • Dia Mundial do DJ

Santo do dia 9: Santa Francisca Romana

Domingo é

  • Dia do Sogro
  • Dia do Telefone
  • Dia do Conservador
  • Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo
  • Dia Internacional das Juízas
  • Dia do Super Mario

Santo do dia 9: São Macário

Acompanhe
nossas
redes sociais