Cooperativa Dália retoma Programa Vale dos Lácteos para rentabilizar propriedades

Produzido por AI Dália

Cooperativa Dália retoma Programa Vale dos Lácteos para rentabilizar propriedades

Cerca de 30 produtores associados participaram do primeiro evento do ano, no Parque Dália

Apresentado por

A Cooperativa Dália promoveu, no final de fevereiro, o primeiro encontro do ano do setor Gado Leiteiro, reunindo cerca de 30 associados que integram o programa de produção Vale dos Lácteos. A programação ocorreu no auditório do Centro Cultural Ouro Branco, no Parque Dália, em Encantado.

 

O Supervisor do Setor Gado Leiteiro, Yago Machado da Rosa, apresentou a programação deste ano. “Para 2024, temos uma proposta diferente, com a realização de quatro reuniões. Neste primeiro evento, realizaremos um levantamento dos principais desafios referentes à Contagem de Células Somáticas (CCS). Ou seja, ouvir as principais demandas do campo para, ao longo do ano, trabalharmos esses detalhes em conjunto com a equipe técnica”, explanou.

 

Debate técnico

Os médicos veterinários Luciano Redü e Tais de Souza trocaram informações com os associados. Em conjunto, foram elencados problemas como estresse térmico, quando o rebanho sofre com o calor intenso. “É fundamental entendermos as principais demandas para encontrarmos as soluções. Além disso, formataremos um cronograma conforme a realidade nas propriedades”, salientou Redü.

 

O veterinário também apresentou dados dos três últimos anos dos associados que integram o Vale dos Lácteos. “Observamos que tanto a quantidade quanto a qualidade de leite aumentou e vimos investimentos importantes no campo, como a instalação de sistemas de resfriamento para o rebanho confinado.”

 

Mastite

A veterinária Tais reconheceu os desafios da bovinocultura leiteira. “Sabemos que cada propriedade possui realidades diferentes e, por isso, podem contar conosco para pensarmos em soluções frente às adversidades”, relata. Ela também apresentou outro problema que pode acometer o rebanho. “Trata-se da incidência de mastites no rebanho. A enfermidade se caracteriza como uma inflamação no úbere do animal, podendo manifestar sinais clínicos evidentes ou apenas aumento de CCS.”

 

Na propriedade

O próximo encontro, adiantou o Supervisor do Setor Gado Leiteiro, será em maio, em alguma propriedade. “Sabemos que na pecuária leiteira os cuidados com os detalhes fazem a diferença. Por isso, queremos explorar a CCS, que são resultados muito dinâmicos e com grande impacto na produção leiteira.”

 

Tecnologias e manejos

Em agosto, o setor abordará sobre controle leiteiro, tecnologias e manejos para redução de CCS. “Este será um grande encontro. Falaremos sobre assuntos relacionados à Contagem de Células Somáticas baixa, pois sabemos que, quanto menor for este valor, indica que o rebanho é mais saudável, consequentemente, reflete qualidade e quantidade na produção”, reforçou Yago. O último evento será em novembro, quando serão apresentados os resultados e as evoluções alcançadas. 

 

LEGENDA:

Cerca de 30 associados da Cooperativa Dália participaram do evento, em Encantado 

crédito: Kástenes R. Casali/divulgação