Há 20 anos, Rota da Erva-mate era sinalizada

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Rota da Erva-mate era sinalizada

Por

A RST-332, por onde passava a nova rota turística do Vale do Taquari, o Caminho da Erva-mate, recebia uma sinalização temática. Na época, os 147 km ligavam o município de Encantado a Itapuca e passavam por Relvado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Nova Bréscia, Ilópolis e Arvorezinha.

O trajeto receberia oito totens ao longo do percurso e um pórtico de entrada em Encantado. O orçamento era de R$ 2,2 milhões. O pórtico seria feito com pedras e madeira de eucalipto de Arvorezinha. O pórtico de fato foi construído e existe logo no começo da rodovia.

A parada de ônibus seria removida para a construção do pórtico principal. (Foto: Arquivo Municipal de Lajeado)

O pórtico hoje

Estudo sobre os peixes do Rio Taquari

Há 20 anos, o Museu de Ciências Naturais da Univates, em conjunto com o curso de Biologia, fazia um levantamento sobre as espécies de peixes que povoavam o Rio Taquari e dois dos seus afluentes – o Rio Forqueta e o Arroio Boa Vista.

Era chamado de Estudo da Biodiversidade Ictiológica da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari e tinha iniciado ainda no ano de 2000, coordenado pelo biólogo Hamilton Grillo. Além de identificar as espécies, a pesquisa pretendia entender seus hábitos alimentares e reprodutivos.

Desvio no Banco do Brasil

O Ministério Público investigava uma denúncia de desvio de dinheiro no Banco do Brasil de Arvorezinha. O desvio, conforme a investigação, teria sido feito por uma funcionária, por meio do uso inadequado de linhas de crédito da instituição.

A irregularidade foi constatada pelo próprio sistema de fiscalização do banco. Na época, empresários e agricultores teriam sido as principais vítimas do golpe, que poderia ultrapassar o desvio de R$ 1,5 milhão da conta desses associados.

Há 50 anos…
Mobral contra o analfabetismo

O Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) tinha ensinado 86 pessoas a ler e a escrever no ano de 1973 em Estrela. Na época, o município ainda tinha 215 analfabetos, dos quais apenas 16 tinham idade superior a 60 anos. A ideia era erradicar o analfabetismo até 1975.

Naquele tempo, a Comissão Municipal do Mobral era presidida por Mavette Schmidt. Em 1973, foram alfabetizadas pessoas das localidades de Corvo, Teutônia, Languiru, Linha Silveira Martins, Boa União, Canabarro, Linha Delfina, Moinhos, Figueira, Pontes Filho, entre outras.

Enquanto isso (2004)…

GP da Austrália – Iniciava o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, o primeiro da temporada de 2004. Michael Schumacher era o favorito e, de fato, foi o vencedor do GP, ocorrido em Melbourne. O brasileiro Rubens Barrichello ficou em segundo lugar e, em terceiro, o espanhol Fernando Alonso.

Enquanto isso (1974)…

Fim da semana de 5 dias – A Grã-Bretanha finalmente voltava a ter uma semana de trabalho com todos os cinco dias, já que a grave dos mineiros se encerrava. A manifestação, somada à Crise do Petróleo, exigiu o racionamento de combustível, o tinha levado o primeiro-ministro Harold Wilson a decretar uma semana de apenas três dias, o que trouxe vários prejuízos à economia.

Hoje é

  • Dia Internacional da Mulher

Santo do dia: São João de Deus

Acompanhe
nossas
redes sociais