Há 20 anos, pastor Brandenburg deixava Teutônia

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, pastor Brandenburg deixava Teutônia

Por

Atualizado quarta-feira,
06 de Março de 2024 às 14:46

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos, ocorria o culto de despedida do pastor Yedo Brandenburg, da Paróquia Teutônia Centro. A celebração ocorreu na Igreja Martin Luther, no bairro Languiru, e reuniu diversos fiéis da IECLB. Brandenburg estava na comunidade há mais de 19 anos e seguia para assumir uma paróquia em Novo Hamburgo. O pastor continuou até 2012 lá, quando passou a ser Editor da Comissão Interluterana de Literatura (CIL), em São Leopoldo.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Enquanto isso (2004)…

Morria Jorge Guinle – Herdeiro de uma das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro, era uma das figuras cariocas mais conhecidas do século XX. Nascido numa família milionária, nunca trabalhou na vida e ficou popular por sua fama de playboy e namoro com inúmeras atrizes de Hollywood. Jorginho, como era conhecido, faleceu aos 88 anos no hotel Copacabana Palace, onde estava hospedado de favor. O hotel tinha sido fundado por seu tio, Octávio, em 1923, mas, em 2004, Jorginho já tinha gastado toda a sua fortuna em festas, viagens e mulheres.

 

 

Enquanto isso (1974)…

Inauguração da Ponte Rio-Niterói – O presidente Médici inaugurou em março de 1974 a maior ponte do Brasil, de 13 km, que atravessa a Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Antes era necessário percorrer cerca de 120 km por terra ou atravessar em balsas. A obra demorou
quase seis anos para ser concluída e, quando foi
entregue, há 50 anos, foi considerada a segunda
maior ponte do mundo.

Lajeadense em crise

O presidente do Clube Esportivo Lajeadense, Jorge Decker, convocava uma reunião emergencial no antigo Estádio do Florestal. Uma comissão foi montada para resolver a falta de verba do clube. O prazo era de 48 horas, do contrário, o Lajeadense perder a licença da Federação Gaúcha de Futebol e o departamento profissional seria fechado.

Na época, a dívida do alvi-azul passava dos R$ 350 mil. Com ajuda de empresas locais e doações da comunidade, a comissão conseguiu angariar pouco mais da metade do necessário para manter o clube e o Lajeadense não ficou de fora do Gauchão.

Há 50 anos…
Nova viatura para Estrela

Arquivo Nova Geração

O Pelotão Policial de Estrela recebia uma nova viatura. A cerimônia de entrega do veículo foi feita em frente à prefeitura, com o tenente-coronel Sumerval Silveira e prefeito Gabriel Mallmann. A viatura era uma pick-up da antiga marca Willys.

Hoje é

  • Dia Internacional do Optometrista

Santo do dia: Santa Rosa de Viterbo

Acompanhe
nossas
redes sociais