Há 20 anos, TVE encerrava atividades em Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, TVE encerrava atividades em Lajeado

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Depois de oito anos de programação, a TVE Lajeado encerrava suas atividades. Na época, o canal era mantido pela Fundação Oswaldo Carlos van Leeuwen, do Jornal O Informativo.

A TVE foi o primeiro canal do gênero no Estado e o primeiro programa foi ao ar em 1995. No início, tinha duração de 15 minutos e era transmitido de segunda à sexta-feira, pelas 7h.

Em 2001, um decreto inviabilizou a continuação da retransmissora, que encerrou em 2004. Até então, esses canais tinham permissão para ocupar um espaço de 30 minutos na televisão para gerar notícias regionais.

Reprodução TVE Lajeado

 

Entre as principais coberturas da antiga TVE, estavam as gravações do filme A Paixão de Jacobina, filmado no Parque Histórico de Lajeado em 2002. Além de acompanhar a Festa à Fantasia e as gincanas da Câmara Júnior de Lajeado e a The Horse de Arroio do Meio.

 

Mandato do vice-prefeito era cassado

A câmara de vereadores de Encantado assinava o decreto de cassação do mandato do vice-prefeito, Sérgio Irio Fontana Goldoni. A decisão tinha sido da juíza eleitoral da 67ª Zona. Na época, Goldoni foi destituído do cargo com base em uma denúncia de suposta compra de votos nas eleições de 2000.

Há 50 anos…
55 anos da Paróquia de Moinhos

O salão paroquial foi inaugurado em 1971

Fundada em 2 de março de 1969, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do bairro Moinhos, em Lajeado, completa 55 anos de fundação neste sábado. O terreno da igreja, que fica junto à Avenida Sete de Setembro, foi doado pela família Mallmann há mais de 60 anos.

Ainda sem estrutura, a primeira missa da paróquia foi realizada debaixo de uma árvore, nas dependências do Clube Sete de Setembro. A primeira edificação, o salão paroquial, foi inaugurado em 1971.

A igreja em si começou a ser construída em 1977. Há 50 anos, o padre responsável pela paróquia era Luiz Manoel Garcia e o Conselho Paroquial tinha Abílio Hennemann como presidente e Jayme Mallmann como vice.

2004

Lista dos maiores jogadores de futebol – A Fifa pedia para Pelé listar os 120 maiores jogadores da história do futebol que ainda estivessem vivos. O material faria parte das comemorações do centenário da federação. Entre os escolhidos pelo Rei estavam 13 brasileiros: Cafu, Carlos Alberto Torres, Djalma Santos, Roberto Carlos, Falcão, Júnior, Sócrates, Pelé, Rivaldo, Ronaldinho, Zico, Romário e Ronaldo. Na época, a lista gerou críticas, já que Pelé escolheu mais atletas da França (14) e da Itália (14) e deixou grandes jogadores dos anos 60 e 70 do Brasil de fora da relação.

Sábado é

  • Dia da Mulher Angolana
  • Old Stuff Day

Santo do dia: São Simplício

Domingo é

  • Dia Mundial da Vida Selvagem
  • Dia do Corpo de Intendentes da Marinha
  • Dia do Médico Otorrinolaringologista
  • Dia Mundial da Audição

Santo do dia: São Marino

Acompanhe
nossas
redes sociais