Sério desenvolve primeiro refri de pitaya do país

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Sério desenvolve primeiro refri de pitaya do país

Por

Sem açúcar e sem glúten, com pitada de uva. Essa é a composição do refrigerante de pitaya em lata criado por grupo de produtores de Sério com apoio da Unisinos. O produto será lançado e vendido durante a feira que exalta o potencial da fruta. Após um ano de testes, a associação dos produtores com apoio do governo municipal obteve o registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Conforme o prefeito Moisés de Freitas, esse é o primeiro refrigerante de pitaya produzido em escala comercial no país. Durante a feira será vendido por R$ 8. Além do refri em lata, outros produtos com pitaya serão comercializados: pão, bolo, chopp e fruta in natura. A intenção é nos próximos meses encaminhar via associação a produção em escala. Nesse primeiro momento são 5 mil latas produzidas em indústria na cidade de Ivoti. Para a feira, que ocorre de 7 a 10 de março, a lata receberá um rótulo especial e temático.

fotos: divulgação

Boa nova à exportação da carne de frango

China retira sobretaxa na importação dos produtos de carne de frango. A medida antidumping correspondia a uma tributação de 17,8% a 34,2%, de acordo com a empresa exportadora. Essa decisão do governo chinês chega em boa hora para o setor que busca recuperação diante crise na proteína animal desencadeada nos últimos anos. Com isso, a venda dos cortes de frango ganham mais em competitividade e promovem equilíbrio em relação aos custos de produção e logística. Hoje, o Vale do Taquari responde por 21% de toda produção estadual e amplia sua participação no mercado externo. A tendência é impactar em segurança aos produtores e valorização do produto. No cenário nacional, o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, e a China é o segundo maior consumidor do produto.

Emater prepara projeto para agricultura de baixo carbono

A Emater/RS-Ascar fará o lançamento na quinta-feira, 7, às 14h, na Expodireto Cotrijal 2024, do Projeto ABC+, alinhado às ações estaduais de agricultura de baixo carbono, que irá difundir as tecnologias mitigadoras da emissão de gases de efeito estufa. Os objetivos do projeto são reduzir as emissões de gases de efeito estufa das atividades agrícolas e ao mesmo tempo aumentar a produtividade e renda dos agricultores.

Acompanhe
nossas
redes sociais