Família de Marques de Souza morria em acidente

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Família de Marques de Souza morria em acidente

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos…

Mais de mil pessoas acompanharam o velório da família Cornélius, de Marques de Souza. Um acidente de carro vitimou Élio Jaci, 39, Vera Lúcia, 37, e a filha, Eduarda Milena Cornélius, de seis anos, que morreu a caminho do hospital. A outra filha, Deise, de 16 anos, estava internada em estado regular.

O acidente tinha ocorrido cedo pela manhã, em Tramandaí, onde a família tinha passado as férias. Eles voltavam para Marques no momento do acidente. Os pais e a menina foram sepultados no Cemitério Evangélico de Tamanduá.

FOTOS: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Élio era agricultor e Vera era cuidadora do idoso Henrique Geiss. Mesmo aos 94 anos, na época, Geiss compareceu ao enterro.

Enquanto isso (2004)…

Queda no PIB – A economia brasileira tinha encolhido 0,2% em 2003, conforme dados do IBGE. Esse era o pior resultado do PIB (Produto Interno Bruto) desde 1992, quando a queda foi de 0,5%, durante o processo de impeachment de Collor. Em 2003, a população do Brasil tinha aumentado em 1,3% e, com o novo resultado econômico, a renda per capita do brasileiro caiu em 1,5%.

Há 50 anos…
A Mais Bela Teuto Brasileira

O Vale do Taquari se preparava para um concurso agendado para julho de 1974, parte das comemorações dos 150 anos da Imigração Alemã ao Brasil. Na programação, seria eleita a Mais Bela Teuto Brasileira e a cidade de Cruzeiro do Sul foi a primeira a escolher sua candidata, a jovem Isonia Maldaner.

O concurso era realizado em todo o Rio Grande do Sul. Na época, poderiam concorrer jovens nascidas no Brasil, com pelo menos 16 anos e descendentes de alemães (o sobrenome do pai ou da mãe da jovem deveria ter etimologia germânica).

O concurso seria dividido, primeiro, em etapas reginais e, depois, a grande final seria feita em São Leopoldo. A rainha eleita receberia uma viagem de 15 dias pela Alemanha e as princesas um passeio de uma semana por Manaus.

Enquanto isso (1974)…

Eleições na Grã-Bretanha – Mais de 40 milhões de eleitores britânicos iam às urnas para eleger o próximo primeiro-ministro. A disputa era travada pelo então premiê Edward Heath, do Partido Conservador, e por Harold Wilson, do Partido Trabalhista. As eleições ocorriam em meio a uma grave crise no país, com greve dos mineiros, dois milhões de desempregados e semanas de trabalho com apenas três dias (em virtude da escassez de petróleo). Naquele ano, Wilson foi o vencedor. Ele já tinha sido primeiro-ministro de 1964 a 1970.

 

Hoje é

  • Dia da Ressaca
  • Dia Mundial de combate a LER/Dort

Santo do dia: São Romão

Acompanhe
nossas
redes sociais