Primeira missa campeira na capela do Cristo Protetor ocorre em março

RELIGIOSIDADE E TRADICIONALISMO

Primeira missa campeira na capela do Cristo Protetor ocorre em março

Celebração integra a fé cristã com a cultura gaúcha. Missa será celebrada pelo Padre Genoir Pieta, às 17h

Por

Atualizado segunda-feira,
26 de Fevereiro de 2024 às 14:52

Primeira missa campeira na capela do Cristo Protetor ocorre em março
Fotos: Paula Nagel (Assoc. Amigos de Cristo Protetor de Encantado)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Associação Amigos de Cristo Protetor de Encantado, convida a comunidade do Vale do Taquari e demais regiões do estado para a primeira missa campeira na Capela São João Batista Scalabrini, no dia 2 de março, às 17h. A celebração, que integra a fé cristã com a cultura gaúcha, é uma oportunidade para comemorar a tradição e fortalecer os laços da sociedade.

A missa será celebrada pelo Padre Genoir Pieta, da Paróquia São Pedro, e contará com a participação do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, ambos do município de Encantado.

De acordo com o Patrão do CTG Giuseppe Garibaldi, Geovani Dalpian, a liturgia será adaptada à cultura gaúcha, com cantos, orações e instrumentos musicais típicos. “Além disso, um dos nossos colegas irá declamar, durante a missa, a Prece do Gaúcho’’, comentou.

O público poderá acompanhar a missa em um ambiente acolhedor e celebrar a fé de maneira autêntica. ‘’Durante a missa, procuramos sempre apresentar utensílios, objetos, enfim, elementos que fazem parte da rotina do gaúcho e da nossa cultura. Estar no Cristo Protetor e celebrar uma missa crioula, fortalece nossa fé, e nos inspira a sermos pessoas melhores a cada dia’’, acrescentou a Patroa do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, Valeria Maria Bertamon Belotti.

O responsável pela Paróquia São Pedro, Padre Genoir Pieta, lembrou neste último domingo, 25, sua primeira celebração de uma missa crioula. “No final da década de 90, tive a honra de celebrar minha primeira missa campeira na cidade de Encantado. Anos depois, em Campos Novos, Santa Catarina, a Câmara de Vereadores, em um gesto de profunda gratidão, concedeu-me uma condecoração honrosa pelas missas gauchescas celebradas’’, disse orgulhoso.

Após a missa, integrantes do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, brindarão os fiéis com uma bela apresentação de danças tradicionais aos pés do Cristo Protetor.

O que é uma missa campeira?

A missa campeira, é uma celebração religiosa católica que integra elementos da cultura gaúcha à liturgia tradicional. A tradição surgiu na década de 1950 e se tornou um símbolo da religiosidade e da identidade cultural do Rio Grande do Sul.

Geralmente, elas são realizadas em capelas e igrejas do interior do estado, especialmente durante a Semana Farroupilha. A celebração no município de Encantado será uma oportunidade única para os visitantes conhecerem essa tradição e vivenciarem a fé e a cultura gaúcha de forma autêntica.

Acompanhe
nossas
redes sociais