“Diga-me com quem  andas, que te direi… se vais longe”

Opinião

Miguel Lucian

Miguel Lucian

“Diga-me com quem andas, que te direi… se vais longe”

Por

Atualizado quinta-feira,
22 de Fevereiro de 2024 às 07:53

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Tão crucial quanto escolher o destino de nossa jornada é selecionar aqueles que nos acompanham. Somos uma média das cinco pessoas com quem mais convivemos, então nossas companhias exercem influência significativa não apenas na qualidade do caminho que percorremos, mas também no destino que iremos alcançar.

Até pouco tempo atrás, nossas influências eram limitadas àqueles que estavam em nosso círculo social próximo: colegas de trabalho, amigos, familiares e colegas de classe. E, menos que mudássemos nosso convívio, era improvável nos diferenciarmos significativamente daqueles com quem passávamos a maior parte do tempo.

Nos últimos anos, no entanto, as redes sociais modificaram esse panorama. E, além das influências tradicionais, somos também moldados por aqueles que escolhemos seguir no ambiente virtual.

Embora isso possa nos conectar a pessoas inspiradoras, também nos expõe a perfis e conteúdos que podem ser prejudiciais aos nossos objetivos.

Não temos o controle absoluto sobre todas as influências em nosso cotidiano, podemos controlar quem seguimos e como essas influências nos afetam.

Quando definimos nossos objetivos, uma das tarefas é identificar quem em nosso círculo pode facilitar ou dificultar nosso progresso.

Por exemplo, se aspiramos ao sucesso, é sensato buscar o contato com pessoas bem-sucedidas.

Se temos o objetivo de correr uma maratona, é importante estar em contato com outros que compartilham ou até já realizaram esse objetivo.

Da mesma forma, se estamos comprometidos com um plano de emagrecimento, é importante evitar o convívio próximo com pessoas que não valorizam uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

A luz da atitude, do interesse e dos objetivos precisam emanar de dentro de nós. O ambiente em que estamos inseridos poderá deixar essa luz mais forte e mais longeva ou então fazer com que ela se apague gradativamente.

Portanto, tão importante quanto escolher um destino, é escolher quem nos acompanha pelo caminho… pois isso, sem dúvida, facilitará nossa jornada e ainda nos fará ir mais longe.

Acompanhe
nossas
redes sociais