Só Escritório, excelência em grandes projetos corporativos

Made In Encantado

Só Escritório, excelência em grandes projetos corporativos

Empresa liderada por Renan Rossini completa 15 anos de trajetória

Por

Atualizado quinta-feira,
11 de Fevereiro de 2024 às 14:06

Só Escritório, excelência em grandes projetos corporativos
Renan é casado com Fernanda e pai de Rafaela, de 1 ano e 5 meses (Foto: Diogo Fedrizzi)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quando o empresário Renan Rossini, 40, concluiu o curso de Técnico em Vendas, na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em 2009, já tinha em mãos o plano detalhado de negócio para uma empresa de mobiliário corporativo. “A Só Escritório Ambientes Corporativos, como está posicionada hoje, começou a ser projetada no meu Trabalho de Conclusão. Essa foi a grande sacada, porque antes de abrir a empresa já sabíamos onde a gente queria chegar. Não foi fácil. Muitas adversidades apareceram no caminho. Mas tínhamos um norte”, comenta Renan.

O atual conceito de empresa, que trabalha com grandes projetos corporativos, foca na representação comercial de renomadas marcas do mercado nacional, incluindo multinacionais, e na prestação de serviço. “Além do comercial, nossa equipe cuida da logística, instalação e pós-venda”, explica. “Nós viabilizamos e executamos projetos corporativos que vêm de um profissional de arquitetura. É o arquiteto que nos conecta com o cliente final”. Além da linha de mobiliário e cadeiras, a organização também trabalha com piso elevado, carpetes, divisória retrátil, materiais acústicos e acabamentos de parede e de forro, entre outros acessórios e composições.

Em outubro, a Só Escritório completa 15 anos de trajetória, com obras em execução em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A estrutura da empresa, que tem a sede administrativa e o Centro de Distribuição em Encantado, conta com um escritório de negócios na cidade catarinense de Garopaba e um showroom em Porto Alegre. “Na capital, não é loja aberta ao público. Atendemos, com hora marcada, especificadores e clientes em fase de contratação”, explica. A equipe de colaboradores conta com 25 profissionais, que atuam nos setores de projetos, instalação e montagem, comercial, marketing, financeiro, contábil e recursos humanos, além de vendedores e representantes.

Renan é encantadense, da Barra do Jacaré, caçula de uma família de sete filhos. Viveu a infância nas comunidades do Planalto, Santo Agostinho e Lambari, convivendo com os pais e os irmãos em jogos de bocha, bolão e futebol. O primeiro emprego foi como entregador de jornais na Tabacaria Encantado, depois trabalhou em empresas da cidade até iniciar sua trajetória no ramo comercial aos 19 anos. Primeiro como representante comercial da indústria de cosméticos Belacenzi, de Encantado, e, depois, de uma distribuidora de medicamentos. “Atendia as farmácias do Vale do Taquari”, lembra.

Ao perceber dificuldades no segmento farmacêutico, enquanto finalizava os estudos na Univates, ele decidiu comprar a loja do irmão Romar, especializada na comercialização de suprimentos de escritório. “Era uma loja de varejo, vendia estante de aço, cofre, mesa, cadeira. Olhando o trabalho dele, vi que poderia explorar mais, ir além dos suprimentos”, comenta Renan, que começou o negócio ao lado da esposa Fernanda Dornelles. “De largada, fizemos uma promoção de cadeira giratória por R$ 99 e vendemos 12 unidades para a Fruki, que até hoje é nossa cliente. Foi um dia muito feliz para nós”, recorda.

Nesse período, Renan abriu uma franquia de mobiliário corporativo em Lajeado e transformou a unidade de Encantado em loja de móveis residenciais, a Artesano Planejados, com foco na produção própria de mobília sob medida a partir da instalação de uma marcenaria. “Em 2016, encerramos a produção para espaços residenciais e nos concentramos no corporativo. Éramos uma das únicas empresas do Estado que entregava sob medida no corporativo. Começamos a atender grandes obras no Estado e tivemos muita visibilidade junto a arquitetos desse segmento. Trabalhamos nesse formato sob medida até 2022”, afirma.

Dinamismo, movimento e velocidade nas ações são características da empresa. “Todo ano é uma nova Só Escritório. Crescemos rapidamente e, por isso, os desafios não param de aumentar”. Para quem deseja empreender, Renan é objetivo: “Tenha coragem e comece, sempre atento ao financeiro”.

“Assista ao vídeo”

Acompanhe
nossas
redes sociais