Em Brasília, Amat busca liberação de recursos

POLÍTICA

Em Brasília, Amat busca liberação de recursos

Projetos de reconstrução das cidades após as enchentes de 2023 mobilizaram viagem dos prefeitos à capital federal

Por

Em Brasília, Amat busca liberação de recursos
Prefeitos buscam junto a deputados e nos ministérios a liberação de recursos para obras emergenciais após enchentes do ano passado (Foto: divulgação)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) retornam nesta quinta-feira, 8, de Brasília. Uma comitiva está na capital federal desde segunda-feira, 5.

Entre os gestores que integram o grupo estão o presidente da entidade, Tiago Michelon (Vespasiano Corrêa), Jonas Calvi (Encantado), Mateus Trojan (Muçum), Álvaro Giacobbo (Doutor Ricardo), Paulo Lima (Putinga), Xico Frighetto (Anta Gorda), Valdir Fabris (Guaporé), Gisele Caumo (Santa Tereza), Geri Macagnan (São Valentim do Sul) e o vice-prefeito de Relvado, Beto Dalla Vecchia.

Além da articulação política para viabilizar a destinação de emendas parlamentares, uma das pautas em conjunto envolvem os projetos de reconstrução de cinco pontes destruídas pela enchente de setembro do ano passado: Santa Tereza a São Valentim do Sul (Santa Bárbara), Muçum a Roca Sales/Santa Tereza (Brochado da Rocha), Dois Lajeados a Cotiporã, Arvorezinha a Guaporé e Anta Gorda a Guaporé. O assunto foi pauta de audiência na Defesa Civil Nacional e também com o secretário de Comunicação Institucional, Maneco Hassen de Jesus.

Michelon comenta que os projetos de todas as pontes estão encaminhados ao governo estadual e federal e o recurso da maioria delas já está apontado ou empenhado. Entretanto, o que mais dificulta a aprovação dos projetos é a burocratização. “Viemos a Brasília não para pedir a ponte, mas para fazer ajustes, articulações políticas e, principalmente, acelerar o processo”, comenta.

É o caso da ponte Brochado da Rocha, de Muçum, cuja licitação já foi realizada na semana passada e uma empresa de Erechim será responsável pela obra de R$ 9,6 milhões. “Trabalhamos para acelerar o processo de aprovação da documentação da licitação para até o final do mês assinarmos a ordem de início da obra”, afirma Trojan, que esteve acompanhado do secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Tiago Strieski, e do diretor administrativo do hospital Nossa Senhora Aparecida, André Marcon.

“Temos projetos de reconstrução das moradias e buscamos a liberação de valores para a construção da nova emergência do hospital”, acrescenta Trojan.

Nova unidade básica de saúde

O prefeito Jonas Calvi, participou de reuniões nos Ministérios da Educação e Saúde, além da Defesa Civil Nacional. “Estamos viabilizando a possibilidade de construção de mais uma Unidade Básica de Saúde. Além disso, buscamos informações sobre o andamento do projeto habitacional, que vai possibilitar a construção de 180 novas moradias, 100 delas na área de terras da União, no bairro São José”, destaca o gestor, que tratou ainda da recuperação de pinguelas e pontes do interior e do recolhimento do entulho no Parque João Batista Marchese.

Prefeitos se manifestam

Tiago Michelon, Jonas Calvi e Gisele Caumo tiveram espaço para se manifestar na reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, presidida por Marcel Van Hatten (Novo), criada para apurar e acompanhar os danos causados pelas enchentes de 2023. Os gestores da Amat reforçaram os pedidos e a necessidade de apoio e agilidade na liberação de recursos por parte da bancada gaúcha.

O deputado Pompeo de Mattos (PDT) solicitou a realização de uma nova audiência pública para avaliar os impactos e danos provocados pelas recentes inundações.

Uma das audiências foi com o secretário de Comunicação, Maneco Hassenn (Foto: divulgação)

Outras demandas da região

Doutor Ricardo:
– Confirmação de empenho de R$ 581 mil para a construção da pinguela da Linha Zeferino. Próxima etapa é a realização da licitação para definir a execução da obra.

Relvado:
– Recursos para a construção de um Centro do Idoso, reconstrução de pontes do interior e projeto para moradias rurais.

Putinga:
– Recursos para os setores de agricultura e obras, principalmente, para a recuperação de estradas e pavimentação da área urbana. Além da busca de recursos para a construção de uma nova escola de Educação Infantil.

Santa Tereza:
– Recursos para obras de reconstrução da cidade após as enchentes, principalmente, para os projetos já encaminhados e cadastrados.

Acompanhe
nossas
redes sociais