O quarto prazo apresentado para conclusão do primeiro trecho de novas pistas entre Lajeado e Marques de Souza não será possível de atender. Pelo contrato, os pouco mais de 20 quilômetros de duplicação deveriam ter sido finalizados em julho de 2023.
Devido a impasses entre a responsável pela gestão da rodovia (CCR ViaSul) e a terceirizada contratada para as obras de infraestrutura (Eurovias), a conclusão foi postergada para outubro, em seguida novembro.
Na atualização dos cronogramas, fevereiro deste ano foi apontado como a data limite. No entanto, com diversos pontos para serem concluídos, essa data também não será possível. Neste sentido, há uma decisão a ser tomada. Seja repactuar o contrato com aumento nos pagamentos com a Eurovias, para que sejam aceleradas as obras com a contratação de mais operários, ou mesmo, o rompimento do vínculo.
A duplicação começa no acesso de Marques de Souza até o entroncamento com a ERS-130, em Lajeado e começou em julho de 2021, após atraso de quatro meses do governo federal em conceder as licenças ambientais. Nestes primeiros quilômetros de novas pistas, o montante investido se aproxima dos R$ 300 milhões.
Pela legislação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é responsável pela fiscalização das obras. Quando há o descumprimento dos cronogramas previstos no contrato, é possível aplicar a redução de tarifa, e até mesmo multa. A agência informa que qualquer paralisação ou atraso no andamento das obras é de responsabilidade da concessionária.
Lajeado aumenta a pressão
Confusão nos acessos aos bairros, falta de retorno e de sinalização nas vias paralelas são alguns dos problemas vistos na área urbana de Lajeado. Para cobrar uma ação mais efetiva para resolver os problemas de segurança e também exigir mais agilidade para conclusão das obras, o prefeito Marcelo Caumo se reuniu com representantes da concessionária na tarde de ontem.
“Temos visto poucos operários no trecho. Isso interfere no ritmo das obras. A CCR precisa dar respostas sobre como a contratada deles está atuando. Os representantes reconhecem o atraso e nos garantiram que a previsão é terminar a obra no primeiro semestre”, diz o prefeito Caumo.
O município solicitou a abertura de trechos concluídos e que estão fechados para trânsito, em especial nas vias paralelas. Também, melhorias na sinalização e na pintura das faixas. Outra preocupação é a falta de retornos e acessos aos bairros.
Do trecho de Conventos até a entrada do Montanha, há apenas um retorno. Em cima disso, também foi solicitada uma revisão no projeto para garantir melhor acesso no Bairro Olarias e no Distrito Industrial. Os assuntos, segundo os representantes, serão levados à equipe de engenharia, para análise técnica. Depois disso, se comprometeram em dar uma resposta ao Executivo.