Adolfo Brito assume presidência da Assembleia Legislativa

POLÍTICA

Adolfo Brito assume presidência da Assembleia Legislativa

Parlamentar do PP comandará o Legislativo gaúcho até janeiro de 2025. Em discurso de posse disse que pretende priorizar a conservação de água, irrigação e piscicultura

Por

Atualizado quarta-feira,
31 de Janeiro de 2024 às 17:48

Adolfo Brito assume presidência da Assembleia Legislativa
Deputado Adolfo Brito (C) ao lado de representantes dos demais poderes e instituições de Estado durante a posse. (Foto: Assembleia Legislativa)
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O deputado Adolfo Brito (PP), 73 anos, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa gaúcha nesta quarta-feira, 31. Com 49 votos favoráveis e nenhum contrário, a chapa única (veja a composição abaixo) encabeçada por Brito foi eleita por unanimidade.

Antes dele, o deputado Vilmar Zanchin (MDB) presidiu a casa em 2023. Brito (PP) está em seu oitavo mandato consecutivo, após ter sido eleito pela primeira vez como deputado estadual em 1994.

Natural de Posse do Caçador, agora parte de Segredo, Brito desempenhou diversas ocupações na carreira, incluindo locução de rádio. Ele obteve seu diploma de tecnólogo em Processos Gerenciais em 2013.

Na esfera política, sua jornada começou em 1982 como vereador em Sobradinho. Em 1988, passou a prefeito da cidade. À frente do Legislativo gaúcho, pretende priorizar a conservação de água, irrigação e piscicultura. O assuntos foram foco do dicurso de posse.

Brito é o autor de um projeto em discussão na Casa, relacionado à alteração do Código Estadual do Meio Ambiente, que propõe mudanças significativas, especialmente em relação à conservação de recursos hídricos.

A chapa é composta pelos seguintes parlamentares:

Titulares

Presidente: Adolfo Brito (PP)
1º Vice-presidente: Paparico Bacchi (PL)
2º Vice-presidente: Eliana Bayer (Republicanos)
1º Secretário: Pepe Vargas (PT)
2º Secretário: Vilmar Zanchin (MDB)
3º Secretário: Luiz Marenco (PDT)
4º Secretário: Dr. Thiago Duarte (União Brasil)

Suplentes

1º Suplente de Secretário: Issur Koch (PP)
2º Suplente de Secretário: Delegada Nadine (PSDB)
3º Suplente de Secretário: Gaúcho da Geral (PSD)
4º Suplente de Secretário: Elton Weber (PSB)

Acordo pluripartidário

Um acordo pluripartidário garante, ao longo das últimas legislaturas, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente. Na 56ª Legislatura, as bancadas que devem ocupar a presidência, além do MDB, que entrega o cargo hoje, são o PP, o PT e o Republicanos.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais