Abaixo-assinado para chamar atenção

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Abaixo-assinado para chamar atenção

Por

O governo de Estrela reuniu diversas entidades e chamou a imprensa para atiçar a população com um abaixo-assinado contra a RGE. O intento do poder público estrelense parece claro: criar um fato novo para chamar ainda mais a atenção da concessionária de energia elétrica e seus controversos órgãos fiscalizadores. E mais. Ao lado do poder Legislativo, da CIC/VT, da Cacis, da OAB, Rotary, Lions, STR, e até mesmo do Ministério Público, o movimento denominado “Estrela quer Energia” pede a troca da distribuidora naquele município. Um pedido atrevido e que dificilmente será atendido pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ilustre Aneel. Afinal, romper com uma concessão dessa magnitude está longe de ser algo tão simples assim. O melhor, na minha singela opinião, é brigar pela portabilidade. Ou seja, garantir ao contribuinte o singelo direito da escolha.

Alivat e Avat

Vereador em Muçum e engenheiro, Marcos Bastiani (PSDB) foi eleito presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), uma entidade que ganhou ainda mais protagonismo nos últimos anos, especialmente após as três últimas gestões. Bastiani, aliás, também preside a nossa estimada Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat).

 

 

PDT deixa governo em Cruzeiro do Sul

O diretório do PDT rompeu com o governo do prefeito João Dullius (MDB). A aliança iniciou em 2020 e, de acordo com o presidente da sigla, José Gregory, a “relação se esgotou”. Mesmo assim, o atual vice-prefeito João Führ (PDT) não pretende deixar o cargo. “Não concordei com a decisão do grupo. Eu sigo na administração ao lado do prefeito, assim como outros da equipe”, garante. Aliás, Führ não descarta deixar o partido. E já avalia uma possível migração para o PL ou União Brasil.

Reforma na Praça do Papai Noel vai custar R$ 467,1 mil

O retrato aéreo que ilustra esse artigo é do bairro Americano. Em meio aos imponentes e valorizados prédios residenciais, é possível visualizar a prestigiada Praça João Zart Sobrinho, a popular “Praça do Papai Noel”. E o pequeno espaço verde vai passar por um processo de reformulação. A empresa PDS Obras venceu o processo licitatório para a reforma das muretas; pavimentações; rampas de acessibilidade; pista de caminhada; palco para shows; sanitários; bancos, mesas e brinquedos; e rede elétrica. A vencedora da concorrência pública também precisa melhorar o paisagismo na disputada área de lazer, e terá 60 dias para finalizar o empreendimento.

Cris Costa deve sair em abril

Empossado como Secretário de Turismo e Desenvolvimento de Encantado no dia dois de janeiro, Cris Costa (PSDB) deve retornar ao plenário da câmara de vereadores em abril, dentro do prazo estabelecido pelas regras eleitorais aos secretários que concorrerão no pleito de outubro. Em 2020, ele conquistou 476 votos e foi o oitavo vereador mais votado na cidade.

Novo acesso ao “São Cri”

TIRO CURTO

  • O setor de Projetos Especiais do governo de Lajeado, coordenado pelo engenheiro Isidoro Fornari, se transferiu para os ambientes do Laboratório de Inovação Governamental e Social (Labilá). E isso deve agitar um pouco mais o lustroso ambiente no centro antigo da cidade.
  • Em 2021, a expectativa de vida ao nascer no Rio Grande do Sul foi de 76,38 anos, uma redução de 1,07 anos em relação ao número registrado no Estado em 2020. Os resultados indicam a primeira redução nos números, entre um ano e outro, desde 2010, quando teve início a série histórica, e mostram o impacto direto dos óbitos registrados por conta da covid-19.
  • O Gabinete de Crise Climática (GCC) do governo do Estado realizou a segunda reunião de alinhamento nessa quinta-feira, na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Participaram a titular da pasta, a lajeadense Marjorie Kauffmann – que conduz os trabalhos até a nomeação do secretário-executivo –, e representantes das secretarias que atuam na coordenação dos três eixos: Prevenção, Mitigação, Preparação; Resposta; e Restabelecimento e Recuperação.

Acompanhe
nossas
redes sociais